A Educação e o seu verdadeiro sentido
Por: Hemilio Hortolani Boldrin • 3/10/2015 • Artigo • 343 Palavras (2 Páginas) • 820 Visualizações
A Educação e o seu verdadeiro sentido.
Hemilio Hortolani Boldrin*
A educação é o processo de desenvolvimento da capacidade física, mental e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social. Todavia, a educação escolar praticada nas escolas não está integrando todas as crianças na sociedade, apenas uma pequena parte.
A educação escolar, por sua vez, não pode restringir aos termos técnicos da prática educativa formal, que se dá de forma intencional e com objetivos determinados. A escola é um ótimo ambiente para ensinar o convívio social, para a melhor adequação e integração da criança na sociedade.
O processo educativo nas escolas vai além dos conhecimentos e habilidades ensinados para as crianças. O processo educativo deve também auxiliar na formação de cidadãos capazes de gerar transformações positivas na sociedade.
O acesso ao ensino escolar formal faz parte do processo de educação dos indivíduos e é um direito fundamental do ser humano que deve ser mantido pelo Estado. O Estado está cumprindo seu papel, e proporciona às classes mais humildes programas assistencialistas para manter as crianças nas escolas.
Contudo, o real interesse da atual política governamental, que ainda carrega forte ligação com coronelismo praticado na nossa história, o famoso voto de cabresto. Não é o de tornar o país em uma nação de pessoas com autonomia de pensamento, tornando-as cidadãos críticos. Isso atrapalharia muitos interesses pessoais de alguns políticos e empresários.
O verdadeiro interesse é ter um povo com “educação”, sem estar educado. Uma nação alienada aos propósitos de uma minoria da sociedade. Essa prática governamental está inviabilizando, conturbando, a educação escolar, tirando dela o foco que é o desenvolvimento das capacidades do individuo para facilitar e mediar à adaptação e integração da criança na sociedade.
...