A Epistemologia Na Filosofia
Por: Caique Luis • 20/4/2020 • Dissertação • 451 Palavras (2 Páginas) • 181 Visualizações
1- Conhecer requer sujeito, objeto e instrumentos de apreensão, um trabalho de apreensão, conhecer é mais do que simplesmente se dar conta, conhecer é aprender. O conhecimento é o resultado desse trabalho de apreensão. Perceber é o simples se dar conta de algo a partir dos sentidos.
2- O objeto é a “ coisa” que quando nós conhecemos se tornou objeto, o nosso objeto é aquilo que conhecemos, o objeto é o novo enriquecido com as experiências cognitivas anteriores.
3- A ciência é uma forma de conhecimento isenta de ideologia, pois a ideologia atribui a origem das ideias humanas às percepções sensoriais do mundo externo. E a ciência é uma forma de conhecimento que segue uma sistematização para que possa fornecer informações precisas, é a necessidade de explicar por meio de pesquisas, da lógica e de experiências intelectuais a ciência precisa de objetos de apreensão, a ciência tem um conjunto de experiências cognitivas.
4- Descartes operou com a redução da subjetividade humana e seus aspectos racionais, o que resultou na ideia do cientista isolado do mundo. Descartes também propôs como metodo cientifico a redução da complexidade, que significa separar em partes para estudar, dividir o objeto do conhecimento em suas menores unidades e estudar cada uma delas separadamente. Bacon propôs uma separação entre as ciências e as humanidades, e foi forte propulsor do empiricismo, difundido na crença de que o ponto de partida do conhecimento deveria ser a observação, a descrição fiel da realidade, isenta de julgamentos e interpretações. Galileu Galilei contribuiu de diversas formas com a ciência, dentre elas destaca-se a teoria heliocêntrica, em que a terra gira em torno do sol; a busca de um ideal matemático, onde ele tinha a intenção de construir um conhecimento em que as relações com os objetos conhecidos se expressem em linguagem matemática, que resultaria na produção de um conhecimento exato e preciso.
5- Falível no contexto da ciência quer dizer que não é definitivo, pois alguma ideia ou teoria pode ser substituída por outra a partir de comprovações e experimentos científicos.
6- Na sociedade atual muitas pessoas consideram a ciência infalível, pois não tem a sabedoria necessária para entender que uma teoria cientifica pode ser derrubada com pesquisas e comprovações necessárias. A ciência com certeza exerce um cargo de grande poder na sociedade, já que muitos seres humanos foram condicionados pelas mídias e pelas incríveis descobertas científicas a respeitar e seguir fortemente ou pelo menos dar o benefício da dúvida a ciência, aquele famoso “ Será que é verdade”, de qualquer modo, hoje em dia a ciência é uma forma de conhecimento restrita, já que muitas pessoas não tem os recursos necessários para estudar de forma assídua.
...