A Evolução Das Escolas Na Sociologia Jurídica
Artigo: A Evolução Das Escolas Na Sociologia Jurídica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: scocato • 13/3/2015 • 238 Palavras (1 Páginas) • 300 Visualizações
A Evolução das escolas que definiam o Direito
Perguntas
1) Estabeleça as diferenças entre a Escola Teológica e a Escola Jusnaturalista(ou do direito natural)?
A escola Teológica considera que o Direito é um conjunto de leis escritas e impostas por Deus e entregues aos homens, para serem observadas e que, existiam líderes que serviam como intercessor entre a Divindade e o homem.
A escola Jusnaturalista considera que o Direito é um conjunto de ideias uniformes, permanentes, imutáveis imposta ao homem pela divindade no ato da criação revelando em sua consciência os princípios do direito natural para saber o que é justo do injusto, bom do mau.
2) Explique a Escola Racionalista ou Contratual?
Considera que o Direito é dividido em: Direito Natural e Direito Positivo.
O Direito Natural é o que achamos que é certo é o princípio, depende do juízo que temos sobre algo, ou seja, o que parece ser bom para uns é mau para outros.
Já o Direito Positivo é decorrente do pacto social estabelecido pelo homem para que pudesse viver em sociedade através de normas.
3) Aponte a diferença (PLT) entre concepção do Direito de Hengel e Marks
A concepção de Hengel é que o Estado é uma instituição respeitável e que tem por finalidade manter a ordem e a paz na sociedade.
A concepção de Marx é que o Estado é um instrumento de pressão que deveria ser combatido e destruído. Controlado por pensamentos de uma classe dominante (a burguesia) sobre os menos favorecidos.
...