A Familia Uma Abordagem Filosofica
Ensaios: A Familia Uma Abordagem Filosofica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: djenes • 7/11/2013 • 1.135 Palavras (5 Páginas) • 3.906 Visualizações
A família : uma abordagem filosófica
O conceito de filosofia e família tem se desencontrado ao longo
da historia , pois bem a humanidade tem passado por transformações morais , sociais , éticas e espirituais . Sendo assim , temos os socráticos que objetivava as indagações e perguntas simples nos levando ao processo de reflexão e descoberta dos nossos próprios valores. Baseando - se em valores e preconceitos da sociedade e assim redefinir tais valores aprendendo a pensar por si mesmo .
O cristianismo pregava (o homem a imagem e semelhança de Deus)fazer dá vida a si mesmo como auto doação. Na época moderna predominava o individualismo , orientado pela razão e pela vontade própria se colocando acima dos valores da família.
A revolução industrial e a urbanização no século 19 abriram caminho para uma vida social mais ampla , porem já no século 20 com tantas revoluções e evolução acontecendo pensava-se que os questionamentos e reflexões sobre a família estariam mais mais abertas , so que aconteceu o oposto . O capitalismo com o seu individualismo se impregnou na humanidade , tornando impossível qualquer definição filosófica sobre a familia , os filósofos estavam tão direcionados para um caminho que não aprofundaram no estudo filosófico da família.
Percebemos que nossas raízes familiares são destorcidas e ignorada por nos mesmos ,não enchergamos , a cultura , a moral e a educação que nos é ensinada na infância, e como os filósofos teria uma teoria ou uma explicação para tudo isso ? Como criar um conceito para família? , se todo individuo vem de uma raça diferente , cultura desiguais, e valores espirituais diferentes e por causa do seu individualismo rejeitam tudo o que lhe foi ensinado na infância só para comprovar sua existência para si mesmo.
A família e o surgimento da humanidade
Há um consenso de que a sociedade humana foi precedida por sociedade sub-humanas, por hordas de primatas, de que a condição humana é originária. Levi-Strauss caracteriza a passagem da natureza para a cultura, das hordas sub-humanas à sociedade humana propriamente dita, pela constituição da família.
Quando o grupo deixou de ser horda promíscua, sob os caprichos de um macho dominante e se constituiu em unidades exógamas, organizadas sob uma norma que, proibindo o incesto, punha as mulheres de um grupo à disposição de outros grupos, assim a relação de pais e filhos, de irmãos e irmãs se pôde estabelecer, e, por mecanismos de aliança, os grupos consangüíneos puderam ir tecendo a teia de sociedade cada vez mais numerosas e complexas.
O ser humano é fruto dessa organização cultural que lhe faz ter um pai e uma mãe , que tem deveres para com eles aos quais deve respeito, obediência, dos quais recebe não só a vida biológica mas também as normas e aquisições da cultura e da sociedade. É um ser que tem irmãos, não somente pessoas do mesmo sexo ou de outro sexo, ao seu redor, da mesma geração, mas seres unidos por laços de educação comum, de obrigações de partilha, por laços afetivos e de cooperação generalizada. É um ser que tem parentes (cosangüíneos, aliados) e, desde cedo, aprende que as relaçãoes para com os outros define seu ser, sua vida, seu status. Na verdade, a família humana “se parece mais com unidades como ordens monásticas ou corporações artesanais, do que com o remoto grupo biológico que lhe deu origem.
A família não é simplesmente um tópico da reflexão etnológica ou sociológica, mas constitui um problema fundamental para a antropologia filosófica, e mesmo par qualquer filosofia existente e que queira entender o “Eu”, de qualquer conceito que queira entender o homem, pois a família foi a condição necessária, mais ainda, foi constitutiva, de sua humanidade.
A família é uma das instituições mais antigas da humanidade e tem sua definição reestruturada conforme as mudanças de valores, costumes e ideais da sociedade, sendo que sua definição atual é totalmente diferente da definição de família trazida pelo Direito Romano. A conceituação de família sofreu variações no tempo e no espaço oferecendo um paradoxo para a sua compreensão. A família é o primeiro sistema social no qual o ser humano é inserido a partir de seu nascimento. A família era constituída através do matrimônio, de forma solene, pela união estável de conhecimento
...