A Filosofia e Cidadania
Por: Capital_Sins • 24/9/2021 • Resenha • 370 Palavras (2 Páginas) • 623 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES – DISCIPLINA ONLINE
CURSO: Sistema de Informação
DISCIPLINA: Filosofia e Cidadania
PROFESSORA: Dr. Maria Luiza Figueiredo Heine
ATIVIDADE: AVALIAÇÃO ONLINE (AO)
PRODUTO: Texto dissertativo – I Unidade
ESTUDANTE: Rafael Santana Bispo do Nascimento
Ocorre que o ser humano é o único ser do planeta no qual a evolução os deu a capacidade mental que lhes permitem uma evolução potencialmente infinita. A filosofia é conceituada como o simples modo de pensar de qualquer humano. Sendo a filosofia vida constituída por suas ideias, seus ideais e seus valores. A condição humana se dá através do labor, do trabalho e da ação.
A filosofia é uma forma de pensar de todo indivíduo, englobando seus ideais e valores. Todavia a filosofia também existe para que as pessoas possam entender o mundo e viver melhor, sua missão é tornar viável a busca da felicidade, aceitar os erros e racionalmente usá-los para se conduzir à virtude. A constante busca do conhecimento permite um diálogo e a discussão de como facilitar a existência mútua e a humanizar uma formação de uma sociedade amistosa. Em suma, a humanidade não teria se desenvolvido sem o esforço dos grandes pensadores em buscar um entendimento de tudo que existe.
Portanto a condição humana que se dá pelos elementos pertinentes aos conceitos arendtianos, sendo assim o labor é constituído daquelas tarefas simples, rotineiras e que garantem a sobrevivência cotidiana; o trabalho tem como resultado a produção de objetos mais estáveis, em que pese os problemas decorrentes da inexistência de postos de trabalho ou sua insuficiência e trabalhos que escravizam, submetem e desumanizam; a ação humana é atividade que resulta de um alto nível de consciência e que expressa o potencial humano em toda a sua integralidade.
Diante dessa situação, o grande desafio de mostrar em como o humano pode ampliar a consciência de si e do mundo que o rodeia com mais clareza, superar as contradições inerentes ao seu próprio desenvolvimento. A filosofia nesse sentido se torna imprescindível para a humanização do ser como cidadão pensante que desenvolve um raciocínio crítico a cerca das coisas. A ideologização por outro lado, trata-se de apenas uma forma de conhecimento que pode impedir o indivíduo de conhecer a verdade sobre a realidade que o cerca.
...