TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GLOBALIZAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Por:   •  27/10/2015  •  Resenha  •  4.402 Palavras (18 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PAULISTA

TATUAPÉ

ANDRÉ ALAN LOPES DOS SANTOS FILHO R.A: T45886-2

ANDERSON ALVES SCHINAID R.A: C558028

BRUNO GOMES DE ALMEIDA R.A: C68FBB-3

BEATRIZ CAGGIANO BARBOSA R.A: C5588I2

GREICE TEIXEIRA OLIVEIRA R.A: C68581-0

STHEPHANIE PEIXOTO DOS SANTOS R.A: C57IDG-8

WASHINGTON LOPES DE SOUSA R.A: C441HF-0

GLOBALIZAÇÃO

São Paulo, 2015

UNIVERSIDADE PAULISTA

TATUAPÉ

GLOBALIZAÇÃO

[pic 1]

São Paulo, 2015.

Sumário

1        INTRODUÇÃO        

2        O QUE É GLOBALIZAÇÃO        

3        GLOBALIZAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS        

3.1        Consequências sociais        

3.2        Consequências econômicas        

3.3        Consequências ambientais        

3.4        Desvantagens da globalização        

4        GLOBALIZAÇÃO COMERCIAL        

5        GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA        

5.1        Globalização financeira e a crise mundial        

5.2        Aspectos positivos e negativos da globalização financeira        

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

7        BIBLIOGRAFIA        


  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo de conceituar o tema da globalização mundial e comercial junto com as novas tecnologias que ajudam cada parte desses temas a evoluir.

No decorrer dos tempos, o ambiente econômico, social e político do Brasil e do planeta alterou muito e, continua alterando a cada segundo que se vai. Vários acordos comerciais são feitos por numerosos blocos e classes sociais. Estes acordos podem ser feitas pessoalmente ou através da internet, diminuindo distâncias e bloqueios que há alguns anos eram considerados quase impossíveis de se quebrar.


  1. O QUE É GLOBALIZAÇÃO

A Globalização é um processo de junção e dependência entre várias sociedades, resulta no aumento e intensifica as relações comerciais, econômicas, sociais, políticas e culturais entre os sociedades. Esse fenômeno ocorre devido aos avanços nas áreas de telecomunicações e transportes.

A expressão “globalização” foi criada há pouco tempo por volta de 1980, porém não se pode afirmar que o processo é recente, pois por volta dos séculos 15 e 16 iniciou-se a expansão ultramarina europeia, logo dava para se entender que tinha se iniciado uma integração entre continente europeu e as demais partes do mundo.

 Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica. Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente.

Apenas no século 20 que a globalização achou sua forma consolidada. A partir da terceira revolução industrial ou revolução técnico-científica quando foi criada as novas tecnologias como biotecnologia, computação eletrônica e inúmeras outras junto com o desenvolvimento dos transportes e comunicação que chegou-se aonde estamos na globalização.

O andamento da globalização é uma manifestação do padrão econômico capitalista, no qual consiste a integração da dimensão geográfica por meio da interligação econômica, política, social e cultural em ambiente planetário que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países.

Contudo, esse sistema acontece em escalas desiguais e tem um efeito diferente entre os países, sendo as regiões prósperas as principais favorecidas pela globalização, porque entre outros elementos, elas ampliam seu comércio por intermédio de suas empresas transnacionais especialmente se o mercado atual estiver saturado.

A ruptura de fronteiras criou um aumento capitalista onde foi permitido fazer trocas financeiras e expandir os negócios até então limitado ao mercado interno para mercados distantes e em desenvolvimento.

Os quatros aspectos básicos da globalização:

  • Comércio e transações financeiras;
  • Movimento de capital e de investimento;
  • Migração e movimento de pessoas;
  • Disseminação de conhecimento.


  1. GLOBALIZAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

A globalização é vista por uns como algo bom e por outros como algo ruim, mas para todos é um processo irreversível. “A globalização tanto divide como une; divide enquanto une.” (Bauman, 1999, p 8).

A globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (202.2 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com