A História de Israel na Pesquisa atual
Por: Caio Filipe de Lima Pereira • 21/6/2018 • Trabalho acadêmico • 414 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
A história de Israel na pesquisa atual
Airton José da Silva
Até o século XX havia consenso na história de Israel, nesse consenso a bíblia hebraica era confiável para a construção do antigo Israel. Dos patriarcas a Esdras tudo era histórico.
Se algum dado arqueológico não estivesse de acordo com o texto bíblico, era feita uma interpretação para acomodar ao testemunho do texto.
Os patriarcas eram personagens históricos, que foi comprovado pelos textos mesopotâmicos de Nusi, do século XIV a.C.
A migração dos amoritas que ocupava a Mesopotâmia e Palestina no final do terceiro milênio a.C criava condições ideais para a entrada na região da palestina .
Na bíblia vemos exemplos de pessoas que fizeram essa migração como José do Egito, a escravidão dos hebreus no Egito e a conquista da Palestina pelas doze tribos de Israel comandada por Josué.
A construção e a consolidação do poderoso império de Davi e de Salomão eram consideradas como pontos fixos e imutáveis na historiografia israelita.
Após a morte de Salomão os reinos de Israel e Judá se separaram.
O Exílio babilônico e a volta da reconstrução de Jerusalém foram marcados com o nascimento do Judaísmo baseado no templo e na Lei que passa a ser lida nas Sinagogas.
Com o tempo a história de Israel foi mudando, o consenso foi rompido e hoje a paráfrase racionalista que constituía a base dos manuais da história de Israel é não mais aceita. Como sequência Patriarcas, José do Egito e tantos outros exemplos que vemos na Bíblia.
Hoje a arqueologia ampliou suas perspectivas ao falar de arqueologia bíblica não é aceito simplesmente o que está na bíblia através de seus textos.
A metodologia do uso literário sofisticado nos afasta do gênero histórico de sua origem
A construção da história de Israel feita somente a partir da arqueologia e dos testemunhos escritos extras bíblicos esta sendo uma realidade cada vez mais convidativa a ser estudada. Não simplesmente supondo Israel como um povo escolhido ou povo de Deus.
1 – Patriarcas Que é Patriarcas.
Os patriarcas fizeram parte da história de Israel, eram chefes de família e viviam como nômades. Na Bíblia no livro de gênesis e outros livros alguns patriarcas são citados, como Abraão. Vários autores procuraram estudar a época destes patriarcas e de Israel, dentre eles Thomas L.Thompson, Van Seters que reinventou do javismo, em sua visão que todo o material para estudo era muito pequeno, consistia de uma única estória e não pertencia ao javista mais antigo.
2 Javista
3 – Israel: Canaã transformado
A retirada pacífica, nomadismo interno, transição ou transformação, amálgama pacífico.
3.1 retirada Pacífica
...