A IDEIA E O CONTROLE SOCIAL
Por: luqui159 • 4/10/2018 • Projeto de pesquisa • 3.503 Palavras (15 Páginas) • 225 Visualizações
[pic 1]
CED GISNO
TENTANDO ENTENDER AS IDEIAS E O CONTROLE SOCIAL
Alunos: Lucas da Silva Alves e Breno Rafael Alves Soares
Brasília-DF
Outubro, 2018
[pic 2]
CED GISNO
TENTANDO ENTENDER AS IDEIAS E O CONTROLE SOCIAL
Alunos: Lucas da Silva Alves e Breno Rafael Alves Soares
Turma: 30ano “C” Turno: Matutino
Trabalho em dupla da disciplina de
Filosofia Do Professor Eliseu Amaro, para obtenção
de nota relativa ao 2ºsemestre do ano letivo de 2018.
NOTA_____________
_______________________
Assinatura do professor
Brasília-DF
Outubro, 2018
Sumário
Sociedade de controle, Panóptico1
Ultilitarismo 1.2
Sociedade Disciplinar2
Conclusão3
Bibliografia4
As Ideologias 5
Características das ideologias ........................................................................... 6
Teorias sobre ideologias/Teoria marxista........................................................ 7
Gramsci e a hegemonia. 7.1
.Harbermas: ciência e ideologia. 8
Agir instrumental. 8.1
O agir comunicativo............................................... 8.2
Ricouer. 8.3
CONCLUSÃO .............................................................. 9
Bibliografia ................................................... 10
INTRODUÇAO
Nesta pesquisa será abordado dois temas, no tema 01 iremos falar sobre a sociedade de controle onde abordaremos os seguintes conceitos: O “Panóptico de Bentham”e a “Sociedade disciplinar de Foucault” que são conceitos aplicáveis em várias instituições sociais com objetivo de disciplinar o individuo sem usar a violência física. Já no tema 02 iremos falar sobre o livro “As Ideologias”, que é um livro bem profundo, foram comparados vários conceitos na compreensão do mesmo termo. Sendo que em cada conceito a ideologia assume sentidos específicos. Ela possui suas características que são bem diversificadas. Como por exemplo a naturalizão que é basicamente aceitar como naturais acontecimentos advindos da ação humana. Que por “sempre” estarem presente na nossa história são considerados naturais. Estudaremos os conceitos dos seguintes filósofos: Karl Marx, Gramsci, Harbermas e Ricouer, e abordaremos os conceitos: Ideologia, alienação, intelectual orgânico, agir instrumental e ação comunicativa. Esses dados foram subtraídos de sites e do nosso livro de Filosofia para trazer uma pesquisa bem elaborada e fácil de se compreender.
- Sociedade de Controle/Panóptico.
O Panóptico de Jeremy Bentham (1748-1832): Podemos definir o Panóptico como um dispositivo de vigilância no qual um modelo arquitetônico poder ser aplicado em várias instituições sociais: prisões, hospícios, hospitais, escolas etc. Caracterizando-se por ser um edifício circular que em seu cento encontra-se uma torre com um vigilante e, á seu redor, em cada andar as celas. Cada cela tem uma janela feita de modo que só e possível entra o ar e a luz impossibilitando os prisioneiros de verem o exterior. No seu interior existe, uma porta gradeada que faz chegar o ar e luz.
O objetivo do Panóptico é buscar ser eficaz tendo como princípios fundamentais na sua construção a posição central que vigilante ocupar e sua invisibilidade para os prisioneiros que devem, a cada instante, sentir-se vigiados. Sendo assim um projeto econômico por ser possível apenas um vigilante vigiar uma grande quantidade de pessoas. Visto que a estrutura do edifício assim o permite. O vigilante tem a função de garantir o bom funcionamento do processo de inspeção e por estar sempre sozinho no seu posto de trabalho, acabar por vigiar a si próprio e por sentir a mesma solidão dos que estão nas celas, sendo afetado pelos resultados do Panóptico igualmente aos prisioneiros. Mais esse dispositivo vai muito mais longe e não limita-se apenas aos prisioneiros e nem ao vigilante, buscando assim atingir toda a sociedade. Não como forma de castigo, mas como forma de disciplina. Entrando aqui o Utilitarismo do qual Jeremy Bentham foi o precursor
1.2 utilitarismo.
O utilitarismo é a teoria ética que diz que uma ação é moralmente correta se promover a felicidade e condenável se produzir a infelicidade. O panóptico vai a encontro da moral Utilitarista já que ele e um instrumento de vários usos. Valendo assim enquanto prisão, asilo, escola e, em cada cela o individuo preso, come e dorme evidentemente. Esse projeto de Panóptico foi pensando nos mínimos detalhes para funcionar e produzir consequentemente resultados. Efeitos de moralização que recai até sobre os visitantes dando a ideia de uma disciplinar perfeita, o projeto passar assim a ter efeitos “exteriores”. O processo de moralização dos presos são acelerados quando são vistos pelos visitantes pois quando eles veem ficam envergonhados è essa vergonha acelera o processo de disciplina perfeito. Pecerbemos então que o “Panóptico de Bentham” e um modelo arquitetônico útil para a sociedade e que seu uso pode trazer benefícios em vários âmbitos da sociedade (econômico, social,político...).
...