A Influência Da Postura Do Paciente Na Dose Absorvida Em Órgãos E Tecidos Causada Por Exames Radiológicos
Por: Matheus Feron • 2/8/2023 • Resenha • 257 Palavras (2 Páginas) • 63 Visualizações
Resumo do artigo: Influência da postura do paciente na dose absorvida em órgãos e tecidos causada por exames radiológicos.
A alteração da posição de um exame radiológico em pé ou supina, deitado de costas, implica na mudança da posição dos órgãos e da distribuição de gordura subcutânea, por ação da força gravitacional. Isso implica que a geometria de exposição simulada possa não coincidir com o exame de raio X, devido à posição do paciente.
Utilizando versões de fantomas adultos masculinos e femininos, nas posições em pé e supino, foi estudado o “efeito postura” nas doses absorvidas em órgãos e tecidos para radiografias da pélvis e lombar, investigando se os erros que a alteração da postura possa acarretar em uma simulação com fantomas são significativos.
O estudo revelou que a diferença de doses absorvidas, para radiografias de pélvis e lombar, podem variar até 50% em órgãos e tecidos para as duas posições. Efeito combinado da redução do diâmetro sagital e do deslocamento dos órgãos em relação ao raio X. Portanto, mostrou-se necessário ter dois tipos de fantomas, em pé e supina, disponíveis para simulações mais realísticas de procedimentos em medicina, visto que uma dose 50% maior para determinados órgãos é algo que não pode ser ignorado. Também, devido a tendência mundial para o aumento de massa corporal, espera-se diferenças ainda maiores de doses de radiação para as duas posições.
Resumo do artigo: Vagner F. Cassola, Richard Kremer, Helen J. Khoury, Carlos A. B.O. Lira: Influência da postura do paciente a dose absorvida em órgãos e tecidos causados por exames radiológicos. 2011.
...