A MORAL E ÉTICA
Por: HingridViana • 15/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.215 Palavras (5 Páginas) • 182 Visualizações
ATIVIDADE ACADÊMICA:
- Estabeleça a distinção e ao mesmo tempo relação entre moral e ética.
Ética e moral:
Convergências:
Segundo Barros Ética e Moral são sinônimos, Para ele, essa confusão começa com a origem da palavra Ética em grego. Pois, os gregos escreviam a palavra ETHOS de duas formas diferentes:
- Com a letra grega ETA(o e longo): Significa morada humana, caráter, jeito, modo de ser, perfil de uma pessoa.
- Com a letra grega épsilon (o e curto): Costumes, usos, hábitos e tradições.
Ética e moral são valores do cidadão livre, que tem a consciência de seu dever tanto individual, quanto público. São conceitos que tornam os seres humanos verdadeiramente humanos, libertando-os da dependência do mundo natural dos instintos e condicionamentos. Ética e moral convivem em uma mesma realidade, pois, tanto uma quanto a outra constituem conceito e atitude da condição humana construída historicamente.
Divergências:
Enquanto a Moral é normativa, ou seja, formula preceitos e regras, de acordo com o meio social em que vivo, a Ética está ligada a reflexão filosófica de cada um. A pergunta fundamental para a moral é “O que devo fazer?”, a resposta com certeza estará ligada aos costumes, princípios e valores socialmente estabelecidos. A pergunta fundamental da Ética será “ Que vida quero viver?” a resposta ética tem de estar ligada ao Bem comum, que por sua vez é o núcleo da ética, para alcançar o Bem comum é necessário seguir alguns princípios éticos como:
Respeito: Que é o reconhecimento da existência do outro, o outro que será igual a mim (que ri, chora, pensa) e ao mesmo tempo diferente de mim (ri, chora e pensa por razões opostas as minhas).
Justiça: Igualdade na diferença.
Solidariedade: Gratuidade na ação, generosidade.
- Exemplifique casos de antiética no cenário político nacional, regional e local.
No cenário nacional:
Os escândalos da Petrobrás, todos estamos estarrecidos com a corrupção que grasse no meio político brasileiro, como a prisão de vários executivos. É preciso dizer que a corrupção política, em qualquer esfera, é um problema de falta de valores ético-morais, pois, violam posturas condizentes perante a sociedade. Tanto a ética quanto a política são temas de uma longa tradição do pensamento filosófico e continuam a permear nossa realidade contemporânea por uma razão muito simples: não há como pensar a vida em sociedade sem valores morais e sem organização política
No cenário regional:
A ética está associada principalmente ao, respeito ao próximo, ser educado, agir de modo correto, o que não acontece no dia a dia, por exemplo, relatos de descaso com as pessoas nos hospitais, são deixadas no abandono e esperam dias por um leito, médicos ao invés de estarem atendendo seus pacientes estão nas redes sociais, divulgando fotos dos acidentados que chegam buscando atendimento.
No cenário local:
Muitos dizem serem éticos, porém, violam as leis de trânsito locais vigentes, e quando parados por uma fiscalização resolvem como uma “molhada de mão”, ou seja, pagam os fiscais para esquecerem a multa, o que é considerado antiético para a sociedade, e julgando a moral também dos fiscais que recebem esse suborno, que passam por cima dos princípios éticos morais da honestidade.
- O que quer dizer o bem da pólis o núcleo da ética segundo Sócrates, Aristóteles e Platão?
Sócrates:
Pensando a respeito do comportamento humano analisou que quem é justo é bom e feliz e o injusto é infeliz. Não é possível que ao ser humano bom aconteça algum mal, seja na vida ou na morte, pois os deuses se ocupam disso.
Platão:
Segundo o discípulo de Sócrates, o que nos destrói é a injustiça, a desmedida e a desrazão. A justiça na Pólis é o reflexo da harmonia do universo. Pela justiça podemos nos assemelhar aos deuses. Para se chegar ao conhecimento do que seja Bom, Bem, Belo e Justo é necessária uma reeducação do olhar.
Aristóteles:
O estagírita conclui que – sociedade é uma espécie de comunidade. E toda comunidade se forma com vistas a alcançar algum bem. A comunidade política é a mais importante de todas e conclui todas as outras clãs-aldeias.
- Na ética à Nicômaco o que recomenda Aristóteles?
A ideia do “bem”
“Toda arte e todo saber, assim como tudo que fazemos me escolhemos, parece visar algum bem. Por isso, foi dito, com razão, que o bem é aquilo a que todas as coisas tendem. Mas há uma diferença entre os fins: alguns são atividades, ao passo que alguns são produtos à parte das atividades que os produzem.” |
...