A Obra “Teeteto” Em “O Diálogo De Platão” Foi Escrita Por Platão
Por: Jhulie Emanoelly • 5/5/2020 • Resenha • 267 Palavras (2 Páginas) • 444 Visualizações
A obra “Teeteto” em “O diálogo de Platão” foi escrita por Platão, traduzida do grego por Carlos Alberto Nunes e coordenada por Benedito Nunes. É um diálogo platônico sobre a natureza do conhecimento, explicitando o confronto entre verdade e relativismo. A obra conta com Sócrates, Teodoro e Teeteto como personagens principais e Euclides e Terpsião como personagens que aparecem somente no início da narrativa.
O diálogo se inicia quando Euclides solicita que o seu amigo Terpsião escreva um livro, baseado no que Sócrates havia lhe contado em uma conversa que teve com Teeteto, quando ainda era jovem. O relato é motivado ao fato que Euclides tinha visto Teeteto sendo carregado para fora do campo de batalha, derrotado por uma disenteria e leves ferimentos de guerra. Com isso, Platão procura desmentir a ideia de que os sentidos determinariam o conhecimento, pois, segundo ele, só é possível chegar ao conhecimento por meio da razão.
Contudo, Teeteto, um jovem estudioso, propõe três definições que são repelidas por Sócrates, quais sejam: o saber não pode ser definido mediante exemplos, não é percepção nem opinião verdadeira, nem uma explicação acompanhada de opinião verdadeira. Para tanto, Sócrates rebate esses argumentos de uma maneira crítica, isto é, só questiona o que Teeteto propõe através de perguntas, mas não elabora um conceito do que é conhecimento.
Entretanto, Platão foi um filosofo grego, considerado um dos principais pensadores de sua época. Era discípulo de Sócrates e procurava transmitir uma profunda fé na razão e na verdade, adotando o lema de Sócrates: "o sábio é o virtuoso". Escreveu diversos diálogos filosóficos, a fim de explicitar o seu pensamento filosófico.
...