A Origem Do Conhecimento: Apriorismo Kantiano Entre A Experiência E A Razão.
Artigo: A Origem Do Conhecimento: Apriorismo Kantiano Entre A Experiência E A Razão. . Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tswift13 • 3/9/2014 • 326 Palavras (2 Páginas) • 20.904 Visualizações
Apriorismo Kantiano entre a experiência e a razão.
Kant afirma que todo conhecimento começa com a experiência, mas que a experiência sozinha não nos da o conhecimento. Ou seja, é preciso um trabaljo do sujeito para organizar os dados da experiência. Por isso ele buscou saber como é o sujeito a priori, isto é, o sujeito antes de qualquer experiência, e concluiu que existem no homem certas faculdades ou estruturas (formas da sensibilidade e do entendimento) que possibilitam a experiência e determinam o conhecimento.
Para Kant, portanto, a experiência forneceria a matéria do conhecimento (os seres do mundo), enquanto a razão organizaria essa matéria de acordo com suas formas próprias, estruturas existentes a priori no pensamento.
Teoria do conhecimento.
A teoria do conhecimento, se interessa pela investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético?
Definimos conhecimento como a apropriação de dados que o sujeito realiza intelectualmente. Para tanto é necessário existir um sujeito do conhecimento, que por definição é aquele que conhece, e um objeto do conhecimento que por definição é aquilo que é conhecido. A relação entre sujeito do conhecimento e objeto do conhecimento, denominamos ato do conhecimento. Existem alguns modos de relacionarmos o sujeito e o objeto do conhecimento, a isto chamamos modos ou tipos de conhecimento. Os modos ou tipos de conhecimento são denominados segundo a forma ou meio pela qual ele (o conhecimento) é alcançado, ou seja, se o conhecimento adquirido tem como com meio os sentidos humanos (tato, olfato, paladar, audição e visão), o denominaremos de conhecimento sensível; se o conhecimento tem como meio a capacidade intelectual do ser humano (dotado de razão), o denominaremos de conhecimento racional; se o conhecimento tem como meio a fé do ser humano, ou seja sua capacidade de crer, o denominaremos conhecimento de fé.
...