A Pesquisa Ação
Por: fa_biana • 3/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.515 Palavras (7 Páginas) • 141 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
INSTITUTO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E REGIONAL
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DE MARABÁ
CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
TURMA: AGRONOMIA 2018
DOCENTE: SIMONE NOGUEIRA
DISCENTE: FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
ESTUDO DIRIGIDO III
TEXTO: PESQUISA-AÇÃO: UMA METODOLOGIA DO “CONHECER” E DO “AGIR” COLETIVO – (Adelina Baldissera).
- Conceitue a Pesquisa-Ação e descreva suas implicações.
A pesquisa-ação é concebida como estratégia metodológica utilizada para incentivar a participação dos camponeses nos processos de planejamento e desenvolvimento regional e local, baseando-se sua proposta teoricamente no conceito de educação libertadora, sendo classificada como a pesquisa social que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação da realidade a ser investigada estão envolvidos de modo cooperativo e participativo. Em vista disso, é vista como forma de engajamento sócio-político a serviço da causa das classes populares, tendo como implicações o acesso ao conhecimento técnico-científico, que possibilite a participação e o “desvelamento” da realidade e sua efetiva transformação pelo trabalho/ação, o incentivo à criatividade, a fim de gerar novas formas de participação, a organização da base em grupos, nos quais eles sejam o “sujeito/ agente de sua transformação/libertação”.
- Quais as características da Pesquisa-Ação?
Essa pesquisa tem como característica definir o objetivo do estudo que é decidido a partir do interesse de um grupo de pessoas ou de um coletivo, tem a finalidade da investigação que é a transformação da realidade que afeta as pessoas envolvidas, existe uma estreita interação/combinação entre a investigação e a prática entre o processo de investigação e da ação interativa, supõe a superação da relação de distanciamento entre o pesquisador que tem um suporte teórico e metodológico e as pessoas envolvidas que contribuem com suas experiências,vivências e conhecimentos de sua própria realidade,exige formas de comunicação entre iguais com o propósito de realizar um trabalho de conjunto, é uma ferramenta intelectual a serviço da população e é uma proposta metodológica na perspectiva de transferir conhecimentos e habilidades.
- Explique sucintamente a metodologia da Pesquisa-Ação.
A metodologia da pesquisa- ação é entendida como uma sequência lógica e sistemática de passos intencionados, passos com objetivos que se operacionalizam através de instrumentos e técnicas. Sendo que essa sequência lógica se divide em três momentos, que se dividem em fases e depois são operacionadas em passos. . Os passos são constituídos de um conjunto de atividades que permitem atingir os objetivos de cada fase.
- Quais os objetivos da Pesquisa-Ação?
É de produzir um conhecimento, uma compreensão da problemática dos grupos que se trabalha e da percepção coletiva que tais grupos têm de seu próprio impasse.
Tem como objetivo também estabelecer uma relação entre o conhecimento e ação, entre pesquisadores e pessoas implicadas na situação investigada e destes com a realidade, e de acordo com Michel Thiollent deseja obter uma ampla e explícita interação entre os pesquisadores e envolvidos na pesquisa e que esta não se limita a uma forma de ação, mas aumentar o conhecimento dos pesquisadores e o conhecimento ou nível de consciência das pessoas e grupos que participarem do processo, bem como, contribuir para a discussão ou fazer avançar o debate das questões abordadas.
- Descreva as etapas (fases) da Pesquisa-Ação.
A primeira fase se intitula elaboração de um referencial teórico comum que busca, antes de tudo, organizar de maneira sistemática o conhecimento inicial disponível na região ou local onde vão trabalhar e buscam informações anteriores mediante a construção de certos instrumentos para a coleta de dados. Sendo dividida em três etapas importante, onde a primeira delimita a região, área, grupos juntando toda a informação já disponível, como diagnósticos, mapas, fotografias e realizam também entrevistas com pessoas que tenham informações relevantes sobre a área. A segunda etapa é o de sistematização da informação existente ou adquirida sobre o objeto de estudo, a região, a área ou grupo, através de um guia ou roteiro de observação e sistematização que facilite colocar em ordem as informações recolhidas e a terceira consiste em redigir um referencial teórico e hipóteses interpretativas preliminares.
A segunda fase tem como tema a seleção de uma área e de unidades específicas, onde se delimita uma ou várias áreas mais restritas para selecionar nelas os agrupamentos humanos com os quais se vai desenvolver a prática, como irradiação das ações educativas sobre outras áreas.
A terceira fase vem falando da aproximação da “unidade específica”, nesta fase os pesquisadores tomam contato com a “unidade” selecionada e o objeto de estudo, através da execução de diversos passos seqüenciais.
Já na quarta fase, que vem falando da investigação participante da problemática e da percepção da “unidade específica”, vem com o objetivo de alcançar uma primeira aproximação com a realidade social, com a problemática dos grupos e ao mesmo tempo obter uma leitura que os grupos têm de sua realidade, para depois definir a ação como processo educativo, a partir da consciência que os grupos têm dos processos objetivos, seja qual for o nível ou plano que ela se encontra, sejam quais forem os desvios e distorções que ela apresenta.
- A “Tematização” é o movimento dialético realizado na Pesquisa-Ação. Explique o que esse movimento representa e descreva suas fases.
Representa a ação reflexiva na produção do conhecimento da realidade em confronto com o referencial teórico já elaborado e desvelando, as contradições existentes na busca de sua superação através de um programa ou proposta pedagógica. Esse movimento é dividido em três fases, sendo a primeira a de teorização onde busca uma compreensão mais totalizadora dos processos reais da população pesquisada, sendo voltada para a compreensão da dinâmica do social e para a descoberta das possibilidades, onde o primeiro passo é identificar os elementos que compõem os processos, o segundo identifica as relações existentes entre os componentes e se faz análise das suas contradições, o terceiro passo compreende o estudo do modo de produção dominante e a determinação por ele exercida sobre os demais e o quarto passo consiste na elaboração de um documento sobre teorização.
...