A Política Normativa
Ensaios: A Política Normativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nattaliavidalind • 26/10/2014 • 464 Palavras (2 Páginas) • 2.261 Visualizações
1) Para que a democracia seja de fato efetuada é preciso que maior parte da população tenha a mesma decisão ou apoie a mesma causa sendo que, parte dessas pessoas decidem por si só, mas para convencer a maioria delas é preciso usar a persuasão.
Os riscos desse metodo é que os argumentos usados para convencer podem não ser real.
2) A alegoria da caverna está relacionado ao fato de os políticos deixarem transparecer apenas o que lhe convém, mostrando a população apenas as “sombras” o que eles querem que o povo acredite, sendo muito improvavel que o povo chegue a ver a “luz” ou seja a verdade real.
3) Diferenças: Aristóteles recusava o autoritarismo da utopia platônica por considera-la impraticável e inumana. Recusa a sofocracia que atribue poder ilimitado a uma parte apenas do corpo social, os mais sábios. Alegando que a exclusão hierarquiza demais a sociedade. Enquanto que Platão acreditava nela.
Semelhanças: Ambos se envolveram nas questões políticas de seu tempo e criticavam os maus governos aspirando uma cidade justa e feliz.
4) A difusão do cristianismo, que passou a representar o ideal de Estado universal. Por ser da natureza humana o pecado e o descontrole das paixões, caberia ao Estado o papel de intimidação para todos agirem retamente.
5) É a teoria que define o confronto entre o poder do Estado e o da igreja pela superioridade do poder espiritual sobre o temporal.
6) No tempo de Péricles, a democracia ateniense supunha a igualdade de direito perante a lei (isonomia) e a igualdade de direito à palavra na assembleia (isegoria). Responda às questões.
a) Os conceitos de isonomia e isegoria ainda são desejáveis na politica atual? Justifique sua resposta.
b) Considerando que nas democracias contemporâneas as assembleias legislativas são constituídas por representantes eleitos, de que modo poderia ser garantido o direito à isegoria a todo cidadão?
7) a) No sentido de que para o Estado seja bem governado é preciso que filosofos virem reis ou os reis virem filosofos, assim, como a justiça, considerarão a honra como a mais importante e a mais necessaria de todas as coisas.
b) Ele atribui poder ilimitado a uma parte apenas do corpo social, os mais sábios, alegando que a exclusão hierarquiza demais a sociedade.
c) Ambos criticavam os maus governos aspirando uma cidade justa e feliz. Na concepção política antiga os cidadãos se reuniam para debater os assuntos da cidade e resolver problemas legais e na medieval a difusão do cristianismo, passou a representar o ideal de Estado universal
8) a) A influencia define o confronto entre o poder do Estado e o da igreja pela superioridade do poder espiritual sobre o temporal
b) Por eles queriam a eliminação do papel de mediado do papa e segundo Dante Deus, criador da natureza, nos dotou de livre raciocinio e vontade que nos permitem a perfeita condução do Estado.
...