A Questao Democratica
Artigo: A Questao Democratica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Wolf01 • 17/1/2015 • 291 Palavras (2 Páginas) • 423 Visualizações
A questão democrática
A sociedade democrática
Vimos que uma ideologia não nasce do nada nem repousa do vazio, mas exprime, de maneira invertida, dissimulada e imaginaria, a práxis social ehistórica concretas. Isso se explica à ideologia democrática. Em outras palavras, há na pratica democrática e nas ideias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que aideologia democrática percebe e deixa perceber. O que significam as eleições? Para-nos quase que muitas vesses não adiante de nada escolher um representante, ou melhor, um símbolo da democracia não seidentifica como um governante, para as pessoas aqueles lugares que os governantes ocupam é como se fosse vazio A democracia é a única forma política que considera o conflito legítimo e legal, permitindoque ele seja trabalhado politicamente pela própria sociedade. Um direito difere de uma necessidade eu carência de um interesse. Uma necessidade ou carência e algo particular em especifico.
Um gruposocial pode ter carência de transportes, outro, de hospitais. Há tantas necessidades quantos indivíduos, tantas carências quanto grupo sociais.
A criação de direitos
A democracia foi criada pelosatenienses. Criou-se também a tradição democrática como instituição de três direitos fundamentais que definiam o cidadão: igualdade, liberdade e participação no poder. Igualdade Significava: todos oscidadãos possuem os mesmos direitos e devem ser tratados da mesma maneira perante as leis e os costumes da pólis.
Aristóteles: a primeira tarefa da justiça era igualar os desiguais. Marx: a igualdade sóse tornaria um direito concreto quando não houvesse escravos, servos e assalariados explorados. Marx e Aristóteles: a mera declaração de igualdade não faz existir os iguais, mas abre o campo para acriação da igualdade. Liberdade Significava: todo cidadão tem o direito de expor em público seus interesses e suas opiniões, vê-los debatidos pelos demais e aprovados ou rejeitados pela maioria, e... [continua]
...