A Sabedoria da Liberdade na Visão de Sartre Criticada por Russeau
Por: Pedro Itaboray • 15/9/2015 • Resenha • 3.999 Palavras (16 Páginas) • 336 Visualizações
PORTIFÓLIO DA APRENDIZAGEM COMERCIAL
SENAC – MG
[pic 1]
Nome: Pedro Henrique Itaboray Silva
Instrutora: Mirvane Silva
Curso: Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos
Ano: 2015/2016
Instituição: SENAC Minas
“A vida é como um livro que deve ser folheado, página por página, sem se consultar o índice. ”
QUEM SOU EU?
Nome: Pedro Henrique Itaboray Silva
Idade: 17
Pontos Positivos: Consigo aprender muito rápido, sou responsável, sei admitir meus erros.
Pontos a melhorar: Geralmente deixo tudo para a última hora.
Tenho um sonho: Conseguir ser independente e ser um profissional competente na área de Tecnologia da Informação.
Uma palavra ou frase: Um dia pronto! Me acabo. Pois seja o que tem de ser. Morrer? Que me importa? O diabo é deixar de viver.
Quem sou eu? : Eu sou um jovem de 17 anos, graduando em Sistemas de Informação, com um desejo de ser um profissional competente e reconhecido na sua área.
No trabalho eu: Me sinto muito contente, pois sei que trabalho em uma ótima e confiável empresa, onde estou satisfeito com o trabalho que tenho exercido.
Minha família é: Apesar de um pouco complicada, é a minha base de conhecimento, respeito, de tudo.
INICIANDO AS ATIVIDADES
[pic 2]
“Jamais confunda derrotas com fracasso, nem vitórias com sucesso”
Texto 1
UM NOVO CAMINHO
Iniciar uma nova fase na vida é sempre um momento de dúvidas e ao mesmo tempo de grandes esperanças. Para nos auxiliar na reflexão sobre a experiência de ser um Jovem Aprendiz, estamos apresentando um pequeno trecho do livro Sempre em Frente, de Roberto Shinyashiki (médico-psiquiatra, conferencista, empresário e escritor brasileiro). Seus livros abordam temas fundamentais, como qualidade de vida e motivação.
Faça uma leitura e reflita sobre seus sonhos, esperanças, projetos... enfim, sobre sua vida.
[...] O VERDADEIRO MILAGRE
Quando somos crianças, os adultos nos leem contos de fadas e algumas dessas histórias influenciam nossa maneira de pensar. Por exemplo, o poder da varinha mágica, com que a fada nos toca – plim! – e muda tudo instantaneamente em nossas vidas, acaba criando ilusões. Muita gente se convence de que, na vida real, também vai surgir uma fada que, em um piscar de olhos, transformará a gata borralheira em uma princesa. [...]
[...] “então não é possível realizar um sonho? ”.
Sempre é possível realizar o seu sonho. É preciso ter muito claro que os sonhos são construídos diariamente. Colocando-se um tijolo em cima do outro, com paciência e determinação.
Eu não acredito em “passes de mágica”, mas credito em milagres.
Um milagre acontece no momento em que a pessoa adquire consciência de que merece uma vida melhor. Um milagre acontece quando se tem prazer em fazer coisas que, para a maioria das pessoas, são muito chatas de encarar.
Um milagre acontece quando um jovem para de fazer a pergunta: “Como eu faço para o meu pai me dar mais dinheiro? ” e começa a fazer a pergunta: “Como eu faço para ganhar o meu dinheiro? ” .
Um milagre acontece quando uma pessoa tem prazer em construir sua obra com comprometimento e seriedade. [...]
[...] No momento em que você decidir tomar a frente de sua vida, não vai aparecer uma fada que, com um toque de varinha mágica, transformará a sua vida instantaneamente. [...]
[...] Mas pode acontecer um milagre: em uma fração de segundo, você pode despertar para a sua vida e sentir prazer em realizar, todos os dias, algo que faça ter sentido.
Roteiro de atividades
1 – Qual a principal mensagem deste texto?
O texto diz que você só pode alcançar seus sonhos com esforço, mudança de atitude e motivação. Ninguém consegue isso em um passe de mágica.
2 – Como podemos utilizar essa mensagem em nossa vida?
Devemos nos motivar, perseguir nossos objetivos e não ficarmos parados, esperando um milagre.
3 – Que relação existe entre o texto e a etapa que você enfrentará a partir de agora?
Nesta nova etapa eu estou dando um passo a mais em direção ao meu objetivo e estou me propondo a não ficar parado.
Expectativas em relação ao programa de aprendizagem
No programa Jovem Aprendiz espero obter conhecimento, experiência, e uma visão interior do mercado de trabalho. Para isso devo ser um funcionário proativo, motivado e pontual, que cumpre com as suas obrigações.
Espero que não aconteça algo que me prejudique ou prejudique a empresa. Espero que eu aprenda com essa oportunidade para ter vantagens no futuro.
Meus pais esperam que eu consiga alcançar meus objetivos nesta etapa da minha vida e que isto ajude no meu crescimento nos âmbitos profissional e pessoal.
Ao final do programa espero que várias portas estejam abertas para mim. Neste pouco tempo que tenho vou dar o meu melhor para me capacitar a fim de que eu possa ter muitas oportunidades no futuro. Espero conseguir manter um networking para que eu possa trilhar diversos caminhos no mercado de trabalho.
Responsabilidade Individual e Coletiva na Empresa e no SENAC
Roteiro de atividades
1 – Como as pessoas lidam com os problemas que aparecem nas diversas áreas de suas vidas? Você acha correta a atitude de “Dar um jeitinho” ou “agir por impulso”?
Na maioria das vezes elas tentam consertar os problemas das formas mais fáceis ou simplesmente o ignoram. Não acho correto, porém as vezes pode parecer a melhor opção.
2 – Quando surge um problema em um departamento/empresa, de quem é o problema? De quem deve ser a responsabilidade?
O problema e a responsabilidade deve ser de todos.
3 – Como você avalia a seguinte afirmação: “O problema de um é o problema de todos”?
Acho válida já que em um ambiente de trabalho em equipe, todos são responsáveis pela ordem do local.
...