A TEORIA DO CONHECIMENTO
Por: Jessica Espindola • 8/8/2017 • Resenha • 397 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
01 – O que é conhecimento? Que conhecimento venho buscar na universidade? Existem diferentes formas de conhecimento? Que tipos e formas de conhecimento existem?
Em resposta a essas indagações, selecionamos alguns tipos de conhecimento para trabalhar nesta Unidade de Aprendizagem: o senso comum, o conhecimento filosófico, o conhecimento religioso, o conhecimento artístico e, finalmente, o conhecimento científico.
A partir do livro didático e de outras fontes de consulta, você deverá apresentar abaixo uma definição correta e um exemplo de uma situação real, para cada um dos tipos de conhecimento citados acima. (Valor da questão: 2,0 pontos.)
Resposta:
O conhecimento comum é concebido a partir de crenças e vivencias cotidianas, como por exemplo quando estamos nervosos ou ansiosos com alguma situação e nossa mãe nos oferece um suco de maracujá porque acalma, esse não é um fato estudado e comprovado cientificamente, mas sim passado de geração em geração e também por experiências próprias, sendo assim nossa mãe tem certeza de que esse suco fará bem e será realmente um calmante natural.
O conhecimento filosófico tem como base os questionamentos e a busca pela verdade, sempre relacionando o indivíduo com o meio em que vive. Esse tipo de conhecimento não tem comprovações e se utiliza da razão para conceber as coisas. Aborda questionamentos como ‘‘o ser humano é de fato livre?’’, “ser ou não ser? eis a questão’’. Já o conhecimento cientifico baseia-se em estudos e comprovações, surgiu principalmente pela necessidade que as pessoas tem de saber como tudo funciona, a necessidade de entender algo. Como por exemplo podemos citar a descoberta de vacinas contra doenças que antes matavam milhares e hoje podemos considerar controladas, ou estudos que revelam como podemos viver de forma mais saudável com a ingestão de determinado grupo de alimentos, entre outros.
Conhecimento religioso tem como base a fé e crenças, suas ideias e revelações são aceitas sem a necessidade de comprovações pois são ditas e passadas por seres superiores, como por exemplo a ideia de que o mundo foi criado em 7 dias por um ser onipotente chamado Deus.
O conhecimento artístico tem como base o sentimento, as emoções, dessa forma manifesta as emoções e não os pensamentos, é adquirido durante a vida do artista, por exemplo um pintor que utiliza de seu conhecimento para criar obras e expressar suas emoções e vivencias.
...