TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia e Sociedade

Por:   •  11/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que significa dizer que a tecnologia não é neutra? 

A tecnologia nunca é neutra. A tecnologia é ambígua.

Ou seja: não há neutralidade na tecnologia. E enxergar isso é muito importante. Quem tem o domínio das tecnologias que surgem que ditam o uso que elas terão.


2) Qual a diferença entre valores intrínsecos e instrumentais? Cite exemplos. 

Quando as pessoas pensam nos fins, adotam o critério do valor intrínseco (isto é, seus valores permanentes), mas quando pensam nos meios para alcançar um objetivo, aplicam o valor instrumental como critério.

Exemplos

Os valores representam formas de pensar e agir em nível pessoal e social, e orientam o comportamento das pessoas sobre o bem e o mal, desejável e indesejável.

Levando em consideração os valores estabelecidos na pesquisa da Rokeach, são apresentados os seguintes exemplos.

Trabalho, Perseverança, Simpatia, Excelência, Mente ampla, Mais competente quando há motivação, Demonstração de carinho


3) Quais tipos de valores a tecnologia pode incorporar? Analise o caso dos taxis japoneses

Valores relativos ao desempenho técnico , eficiência e eficácia, Valores ligados à tradição, segurança, religião, estéticos, às questões ambientais, de gênero, racial e de classe.

Curiosamente, não há uma justificativa para os táxis de Tóquio (e de outras grandes cidades japonesas) serem tão velhos assim. Aparentemente trata-se de uma questão de praticidade: por que trocá-los por modelos mais novos se eles cumprem tão bem seu propósito


4- Quais as principais questões éticas envolvidas com a Inteligência  Artificial e o algoritmo (Algorithmic bias)? 

Em seu último livro, “Máquinas como eu” (2019), o escritor inglês Ian McEwan trata da distinção moral entre Miranda, uma jovem de 22 anos vizinha-namorada de Charlie, e Adão, o humanóide adquirido por ele com recursos herdados pela morte de sua mãe. O autor atribui ao humanóide uma visão moral mais consistente e, indo além, levanta a possibilidade de que nós, seres humanos, sejamos capazes de criar seres artificiais moralmente superiores (suposição ficcional, não existe nenhuma base científica no momento).


5- O que é código técnico, para Andrew Feenberg? 

É o modelo do conteúdo veiculado, de um lado, no discurso dos movimentos sociais e, de outro, nas especificações técnicas.

O que é a tecnologia apropriada e como ela é a base para se diferenciar a Tecnologia Convencional (capitalista) da Tecnologia Social (de inclusão social)? 

 O conceito de tecnologia apropriada se relaciona com a infra-estrutura de um país, com as necessidades de seus usuários e com o meio-ambiente onde ela flui e que, dependendo dos objetivos, características, atuação, dá a ela funções específicas.

As tecnologias sociais vêm sendo difundidas desde a década de 70, porém com outras denominações, em contextos que exigiam soluções para combater a pobreza em países pouco desenvolvidos, sendo conhecidas como Tecnologias Apropriadas.

1) O que é um dispositivo (sociotécnico) e quais as suas características, segundo Michel Foucault e Giorgio Agamben? ]

Para Faoucault: O dispositivo é uma formação com função de responder a uma urgência: tem assim uma função estratégica. Um dispositivo é composto por elementos intangíveis, prescrições legais, discursos, máquinas concretas, técnicas, elementos sólidos e instrumentos que configuram os gestos dos "colaboradores" para garantir a distribuição dos corpos, a avaliação dos sujeitos e renovar as regras de acesso às falas de especialistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (214.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com