A Visão de Marx e Foucault Sobre a Educação
Por: TainaraCalvi • 23/9/2022 • Resenha • 674 Palavras (3 Páginas) • 97 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO DE VITÓRIA[pic 1]
TAINARA MARTA COELHO CALVI
ICA - FILOSOFIA
VITÓRIA
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO DE VITÓRIA
TAINARA MARTA COELHO CALVI
ICA – FILOSOFIA
[pic 2]
VITÓRIA
2018
A visão de Marx e Foucault sobre a educação
Para Marx, a educação deve estar integrada ao trabalho produtivo desde a infância sem que seja visto como trabalho escravo, pois para Marx o homem constrói sua humanidade em sua práxis no mundo por meio do trabalho, pois ao transformar o mundo o homem também se transforma, visto como algo fundamental no processo de humanização e como princípio educativo. Desta forma o trabalho e a educação possibilita o acesso aos conhecimentos historicamente produzidos pela sociedade de forma filosófica, científica, intelectual, moral, cívica, e etc. Marx afirma que a educação é vista como politécnica e omnilateral, pois não só contribui para promover acesso a produção de cultura, construção de saberes e seu desenvolvimento integral como também afirma que a educação politécnica não tem como objetivo o aumento dos livros e produtividade, e sim ao desenvolvimento de capacidades humanas. Porém, reconhece-se que essa educação só é possível em sociedades sem propriedades privadas, sem divisão do trabalho, sem luta de classes, sendo proposta uma prática educacional transformada sem dominação e exploração, sem desigualdade, e a transformação da sociedade sem uma classe sobre a outra.
Foucault, através de um olhar crítico, via na educação moderna atitudes de adestramento do corpo e da mente, ele também achava que a escola moderna produz um determinado tipo de sociedade, fazendo uma crítica ao sujeito da modernidade, o cuidado de si e a prática de liberdade.
Pensar no processo educativo, como processo de construção do sujeito, conhecer a si mesmo, com objetivo do sujeito cultivar-se, formar-se, fazer-se, contribuir-se através do processo educativo de cuidar de si mesmo, incentivando uma atitude de suas ações de forma crítica. O sujeito está habituado na forma de pensar, e que tudo lhe parece de forma evidente. É preciso uma análise histórica para compreender que a forma de elaborar saberes e verdades e gerar conhecimento se faz através de uma investigação histórica.
A educação é vista de forma crítica, de confirmação do sujeito, pois há sempre um objetivo externo colocado para a educação, dos primeiros anos de escola até a formação acadêmica, onde esse sujeito é preparado para ser inserido no mercado de trabalho.
Ele também relata a tarefa do educador, aquele que cuida dos alunos, pensar a educação como um todo na construção do sujeito, aprendendo a lidar da melhor forma com o corpo, mente e espírito, fazendo uma crítica que a educação é uma prática de dominação do sujeito, não havendo prática de liberdade, no processo de cuidar e se colocar como sujeito autônomo, no cuidar de si mesmo.
...