A filosofia na formação do adolescente no ensino médio.
Por: priscilaqueiroz • 16/10/2015 • Dissertação • 296 Palavras (2 Páginas) • 598 Visualizações
(introducão) >> PRI
A filosofia na formação do adolecente no ensino médio.
A filosofia é essencial na formação e na aprendizagem de um adolecente, pois ela busca estimular o pensamento crítico dos alunos, e os faz pensar no começo de tudo.
Ou seja para se formar as novas gerações, é preciso inserir a filosofia em todo esse processo e ensino, pois ela é fundamental na vida do ser humano.
Se não houver processo de ensino, não há aprendizagem, e se não houver processo de construção de conhecimento não haverá cultura, nem a arte do pensar e refletir, e nem a construção de um sujeito crítico. Como preparar um jovem para a vida, e inserilo no mundo do trabalho sem uma base para sustenta-lo.
Por tanto a filosofia inserida no processo de ensino é totalmente necessaria para que o adolecente possa ter o significado da sua existencia histórica e da sua inserção seja onde for, no mundo da cultura ou do trabalho.
Lembrando que a boa formação de um jovem não depende só da filosfia, mas do entendimento de todas as ciências humanas pois são igualmente importantes.
É preciso reconhecer que não se pode formar bem o adolecente se não criar a oportunidade para ele desenvolver-se intectualmente, e se sentir realizado como ser humano e membro da sociedade.
Por tanto é preciso dizer que a formação filosofica é aquilo que é mais fundamental, e se faz necessária em todos niveis de ensino.
A filosofia tem um papel muito importante na independencia do homem, porque ela tem como objetivo a construção de um sujeito humano autônomo, critico, que pensa e age. Ela é a base para o existir concreto do homem, é o esforço que busca esse sentindo, tento como função mostrar referências para a construção dessa existência.
...