A importância do código de ética empresarial para o direcionamento dos seus empregados
Por: vitorpcreis • 26/2/2016 • Dissertação • 406 Palavras (2 Páginas) • 343 Visualizações
TRABALHO DE FILOSOFIA
Professor: Sérgio
Aluno: Vítor Pacheco
A importância do código de ética empresarial para o direcionamento dos seus empregados
Para discorrermos sobre um tema proposto como este, surge a exigência de que façamos uma análise pressuposta da realidade e condições que eram incutidas aos empregados na história as diferenças que o código de ética trouxe para os tempos contemporâneos.
É contado nos livros de história e bem como é de nosso conhecimento que desde a séculos atrás, nos primórdios da outrora Ilha de Vera Cruz, as relações empregatícias eram completamente diferentes das que estamos habituados. Nestes tempos, o nome empregado era inexistente, onde dava lugar ao termo escravo. Estes escravos mantinham uma relação com seus senhores de total vassalagem e submissão, onde não recebiam nem um centavo pelos serviços e não eram donos nem de si mesmos.
Já se colocarmos nossos olhos sobre uma época não tão distante, a partir da Revolução Industrial no século XIX, o termo empregados passava a ser adotado, contudo de uma maneira ainda bastante distante da que conhecemos hoje. Estes mantinham uma relação de também completa submissão e dependência de seus patrões. Nesta época recebiam poucos tostões e faziam jornadas de quase 20 horas diárias. Do mesmo modo que também não existia nenhum código de ética para com estes.
Todavia focado em nossa realidade brasileira, por mais incrível que pareça, foi pelo governo ditatorial de Getúlio que os empregados começaram a serem vistos por uma ótica diferente, onde adquiriram inúmeros direitos até hoje preservados, como o direito as férias anuais.
Acreditei ter sido de suma importância dar esta rápida e superficial pincelada em nossa história do trabalho, pois sem dúvida alguma esta é imprescindível para compreendermos a importância da criação, manutenção e principalmente aplicação de um código de ética empresarial para com seus colaboradores. Se repararmos no termo que acabei usar, podemos perceber que a própria mudança de nomenclatura indica mudanças de posturas e atitudes perante as variantes e suas variáveis nesta relação. O código de ética empresarial, nos moldes atuais, é extremamente importante para assegurar todas as premissas éticas de comportamento que são necessárias existirem para um relacionamento efetivo e harmonioso entre colaboradores e suas organizações. Devo salientar que não basta este existir apenas no papel, devendo principalmente ser demonstrado na relação prática empregatícia.
...