TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria do liberalismo econômico

Por:   •  3/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 2

Liberalismo econômico

A teoria do liberalismo econômico teve seu início com o fim do mercantilismo após a revolução burguesa ocorrida na Inglaterra entre 1640 e 1660, surge uma nova realidade na qual a organização social é baseada na propriedade. Esta nova ordem inspira uma ideologia que a justifique, ressaltando suas diferenças em relação à ordem anterior, a servidão. O nome utilizado para se referir a este conjunto de ideias deriva dos pilares constitutivos da ordem capitalista, propriedade e liberdade. É exatamente esse último conceito que dá nome ao novo ideário. A partir daí o liberalismo torna-se a ideologia da sociedade capitalista, ou burguesa. O pensamento liberal teve sua origem no século XVII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke. Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as ideias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith.

O liberalismo econômico é uma ideologia que se baseia na organização econômica em linhas individuais, o que significa que grande parte das decisões econômicas são tomadas por indivíduos e não por organizações coletivas ou instituições, ou seja, sem a intervenção do estado, isto é, crê que é mais eficaz e mais criativo a liberdade dos atores do processo econômico, o que está diretamente ligado a outro princípio, que é o da liberdade individual.  

Este, tem suas raízes no pensamento clássico sobre a riqueza, acumulações de bens e trabalho e preza, principalmente a capacidade do indivíduo empreender e transformar o cenário econômico em que vive.

Para o liberalismo, o capitalismo não é um sistema de mercado injusto e exploratório, e isso só ocorre, quando há relações entre o Estado e grandes corporações, que deles recebem privilégios, tornando-se assim injusto e desigual. Para o liberalismo econômico, a livre concorrência do mercado, estimula a garantia de produtos melhores, melhor eficiência na prestação de serviços e otimiza a relação entre empregadores e empregados.


TÒPICOS PARA O SLIDE!!!!!

  • Origem: O pensamento liberal teve sua origem no século XVII. Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as ideias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith.
  • Princípios básicos e a ideologia do Liberalismo Econômico:

- Defesa da propriedade privada;

 

- Liberdade econômica (livre mercado);

 

- Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado);

 

- Igualdade perante a lei (estado de direito).


BIBLIOGRAFIA!!!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_econ%C3%B3mico

http://www.infoescola.com/economia/liberalismo-economico/

http://brasilescola.uol.com.br/economia/liberalismo-economico.htm

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/liberalismo.htm

http://historiadomundo.uol.com.br/idade-moderna/liberalismo-economico.htm

http://escolakids.uol.com.br/liberalismo-economico.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com