O Liberalismo Brasileiro Contrapõe Teoria E Prática?
Ensaios: O Liberalismo Brasileiro Contrapõe Teoria E Prática?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: varanzinha • 29/4/2014 • 615 Palavras (3 Páginas) • 1.452 Visualizações
Os Paradigmas da Educação Inclusiva
Algumas frases
“Temos o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza.
Temos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza.”
(Boaventura de Sousa Santos)
A inclusão escolar é o processo pelo qual uma escola procede, permanentemente, à mudança do seu sistema, adaptando suas estruturas físicas e programáticas, suas metodologias e tecnologias e capacitando continuamente seus professores, especialistas, funcionários e demais membros da comunidade escolar, inclusive todos os alunos e seus familiares e a sociedade em seu entorno.
As escolas inclusivas devem oferecem todos os suportes aos alunos com necessidades especiais e aos professores, no entendimento de que a escola deve ser capaz de responder às diferenças e necessidades individuais de um alunado que reflete a diversidade humana presente numa sociedade plural.
INTRODUÇÃO
Esperamos que o trabalho possa contribuir de maneira eficaz para compreender melhor sobre a inclusão escolar e nos ajudar a acompanhar as mudanças nos paradigmas da educação.
Acreditamos que os estudos nos orientarão para um trabalho de reflexão-ação mudando nossa postura, no sentido de desenvolver o ser humano e prepará-lo para o exercício da cidadania, garantindo seus direitos e exercendo seus deveres, além de desenvolver habilidades para o trabalho.
Sabemos que, o papel do professor é fundamental para uma educação de qualidade. Nesta perspectiva desenvolvemos um trabalho, com o intuito de ser um guia de orientação, no sentido de refletirmos e lutarmos para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e solidária.
Pelo paradigma da inclusão, oferecemos uma educação de qualidade sem excluir nenhum aluno, atendemos a diversidade humana presente no mesmo espaço escolar e, para isso, respondemos ao estilo de aprendizagem e às múltiplas inteligências de cada aluno. É, portanto, imprescindível valorizarmos a nossa crença de que todos poderão aprender se acolhermos os diferentes estilos de aprendizagem e as inteligências múltiplas de cada aluno.
Enfim, a educação inclusiva constitui um processo de mudança estrutural, envolvendo: flexibilização currricular, acessibilização de prédios e equipamentos, adequação dos sistemas de comunicação oral e escrita, novos modelos de papéis vigentes na escola comum, etc.
Ao longo das últimas décadas, no entendimento de PRIGOGINE (1996)," nasceu uma nova ciência, a física dos processos de não-equilíbrio. Esta ciência tem revelado conceitos novos, como a auto-organização e as estruturas dissipativas, que hoje são amplamente utilizadas em áreas que vão da cosmologia à ecologia e às ciências sociais, passando pela química e pela biologia".
Presencia-se a emergência de uma postura cientifica não mais limitada a situações simplificadoras, idealizadas, mas que coloca o indivíduo diante da complexidade do mundo real; o advento de uma ciência que permita à criatividade humana manifestar-se
...