AUTISMO E ESCOLA: O CONVÍVIO ESCOLAR, OS DESAFIOS E AS NECESSIDADE DA INCLUSÃO
Por: IngridRBarreto17 • 22/1/2018 • Artigo • 4.465 Palavras (18 Páginas) • 583 Visualizações
FETREMIS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA REGIÃO MISSIONEIRA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA COM HABILITAÇÃO EM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
CLAUDIA AMÉRICA GONÇALVES DE SOUSA
AUTISMO E ESCOLA: O CONVÍVIO ESCOLAR, OS DESAFIOS E AS NECESSIDADE DA INCLUSÃO
São Paulo das Missões/RS
2017
CLAUDIA AMÉRICA GONÇALVES DE SOUSA
AUTISMO E ESCOLA: O CONVÍVIO ESCOLAR, OS DESAFIOS E AS NECESSIDADE DA INCLUSÃO
Artigo Científico apresentado ao Departamento de Educação da FETREMIS – Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado (a) em Pedagogia com Habilitação em Necessidades Educacionais Especiais.
São Paulo das Missões/RS
2017
Claudia América G. de Sousa ¹
RESUMO
O presente estudo destaca-se intitulado “Autismo e escola: Os desafios e a necessidade da inclusão”, a proposta deste trabalho é descrever a situação de escolarização de crianças e adolescentes que envolve os desafios da inclusão de alunos autistas em escolas públicas de ensino regular, e destaca aspectos que favorecem a longevidade escolar destes alunos. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico que se justifica pelo interesse, na demanda de alunos autistas, presentes nas instituições de ensino regular. Como resultado deste estudo, podemos apontar que as causas do autismo ainda são desconhecidas e que pesquisadores estão investigando teorias visando explicar a origem e possíveis encaminhamentos no sentido de atender as pessoas que apresentam esse transtorno. E, que os professores precisam atualizar-se constantemente, e em muitos casos, ainda necessitam de maior capacitação para atuar junto a educação especial inclusiva com qualidade.
Palavras- chave: Autismo. Desenvolvimento. Aprendizagem
ABSTRACT
The present study is entitled "Autism and school: The challenges and the necessity of inclusion", the purpose of this study is to describe the situation of schooling of children and adolescents that involves the challenges of the inclusion of autistic students in public schools of regular education , and highlights aspects that favor the school longevity of these students. It is a research of a bibliographic character that is justified by the interest, in the demand of autistic students, present in the institutions of regular education. As a result of this study, we can point out that the causes of autism are still unknown and researchers are investigating theories aimed at explaining the origin and possible referrals in order to attend the people who present this disorder. And, that teachers need to constantly update themselves, and in many cases, they still need more capacity to act together with special quality inclusive education.
Keywords: Autism. Development. Learning
- Graduada em licenciatura plena em Química pela Faculdade Cidade de João Pinheiro (FCJP), aluna do curso de graduação em Pedagogia com Ênfase em Educação Especial pela FETREMIS – Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira. Atua como professora da rede estadual da Escola Estadual Soturno da Mata no município de Setubinha. Email: claudiagoncalves63@hotmail.com
SUMÁRIO[pic 1]
INTRODUÇÃO ……………………………………………………….......................................05
CAPÍTULO 1 – HISTÓRICO E ORIGEM DA PALAVRA AUTISMO.................................07
CAPÍTULO 2. PRÉ-HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA........................................08
2.1 Educação Especial: deficiência intelectual..............................................................................09
CAPÍTULO 3. O AUTISMO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO.........................................10
3.1 O papel da família no contexto da educação inclusiva.............................................................11
2.1 A função do professor da educação inclusiva..........................................................................12
CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................................13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................14
INTRODUÇÃO
Este estudo teve por objetivo expressar a realidade da educação inclusiva e especial no ensino-aprendizagem, com intuito de conhecer mais sobre as vivências na sala de aula. Este trabalho teve como tema o aluno com Autismo e sua inserção no ensino regular. Com o objetivo de refletir sobre o desenvolvimento e aprendizagem de alunos autistas matriculados no ensino regular bem como caracterizar o autismo; apresentando o histórico do atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais no Brasil; refletindo sobre a função do professor no contexto da educação inclusiva.
Para atender aos objetivos, foi realizada pesquisa bibliográfica observando as mediações necessárias para analisar os fenômenos.
Para atender aos objetivos, foi realizada pesquisa bibliográfica observando as mediações necessárias para analisar os fenômenos.
A inclusão escolar aluno com deficiência é uma das políticas que tem promovido, nas últimas décadas, a escolarização de todos os alunos, incluindo o Autista.
O Transtorno do espectro Autista é uma condição classificada no DSM-5 como pertencente à categoria denominada Transtornos de Neurodesenvolvimento, recebendo o nome de Transtornos do Espectro Autista (TEA). Assim, o TEA é definido como um distúrbio do desenvolvimento neurológico, que deve estar presente desde a infância, apresentando déficits nas dimensões sócio comunicativa e comportamental.
...