TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alienação no lazer

Por:   •  4/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.016 Palavras (13 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO


1. TEORIA DO CONHECIMENTO EM PLATÃO---------------------------------------------
1.1. O MUNDO DAS IDEAIS----------------------------------------------------------------------
1.2. O MITO DA CAVERNA-----------------------------------------------------------------------

2. TEORIA DO CONHECIMENTO EM ARISTÓTELES-------------------------------------
2.1. UMA TEORIA DO CONHECIMENTO-----------------------------------------------------
2.2. O PROCESSO DE CONHECIMENTO------------------------------------------------------
3- COMPARAÇÃO ENTRE PLATÃO E ARISTÓTELES-----------------------------------

4- SÓCRATES

5-CONCLUSÃO

6- REFERENCIA  BIBLIOGRAFICA

   

 1 INTRODUÇÃO            

 
Este trabalho apresente uma reflexão sobre a teoria do conhecimento no pensamento de Platão, Aristóteles e Sócrates. O meu objetivo deste trabalho é fazer uma comparação de diferentes formas como Platão e Aristóteles explica a origem das idéias. Em primeiro lugar vou abordar a origem das idéias que foi elaborada por Platão, o Inatismo. Em segundo lugar abordarei o Aristóteles, o realismo que mais tarde seus
princípios serviram de base para o Empirismo. Pois bem, sabem que o problema do conhecimento é um tema que se preocupa muitos filósofos desde na antiga até os modernos, e continua perguntado sobre o saber. Podemos dizer Platão é quem perguntou em primeiro sobre o saber, com a grande pergunta que é conhecer? Analisar a vida de Sócrates e suas principais idéias. Veremos o porquê de Sócrates e considerado fundamental da filosofia. Estudiosos atuais consideram Sócrates o verdadeiro fundador da filosofia ocidental, sendo ele o marco inicial da filosofia Ocidente, a gênese do pensamento grego.

1- TEORIA DO CONHECIMENTO EM PLATÃO.


Platão1 filósofo grego nasceu em Atenas, provavelmente em 427- a.C. e morreu em 347 a.C. Platão foi discípulo de Sócrates, a quem considerava o mais sábio e o mais justo dos homens. Em contrapartida, Aristóteles outro importante filosofo grego.
Platão é considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou profundamente a filosofia ocidental. Suas idéias baseiam-se na diferenciação domundo entre as coisas sensíveis (mundo das idéias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria). O método dele é dialético.
Platão há dado a primeira etapa do processo de conhecimento pelas impressões ou sensações advindas dos sentidos, o método que Platão proposto para atingir o conhecimento autentica é epistéme.


1.1- O MUNDO DAS IDÉIAS.
Platão defendia o Inatismo, diz que nascemos como princípios racionais e idéias inatas. No mundo das ideias2 segundo Platão só podemos entrar neste mundo através do conhecimento racional, cientifico ou filosófico. A partir destes argumentos Platão vai falar sobre a origem das idéias. Segundo Platão a origem das idéias é dada por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
O termo idéias e eidos que significa forma3. As idéias platônicas são as essências das coisas, ou seja, aquilo que faz com que cada coisa seja aquilo que é. Platão também usou o termo paradigma para significar que as idéias representam o modelo permanente de cada coisa. Utiliza expressões como, “em sí” e “por sí” para indicar seu caráter não relativo mais absoluto. Assim as verdadeiras causam de todas as coisas sensíveis, por natureza sujeitais á mudança porque, nesse caso, não seriam as razões últimas e supremas.
Para Platão existe o mundo das essências, pois a essência trabalha com figuras perfeitas sem que se encontrem tais no mundo de nossa percepção sensível. Platão afirma o mundo das idéias por se encontrar frente ao fato da existência de ciências que trabalham com verdade absoluta.
Platão chama essas essências de eidos (Idéias) ou formas, havendo, no mundo sensível, vários cavalos diferentes. Existe, segundo Platão, uma única idéia de cavalo. No mundo sensível as coisas mudam. Mas cada idéia é única e imutável. O mundo das idéias é o mundo do ser, o objetivo de conhecimento verdadeiro universal e necessário, isto é a sede da verdade. O mundo das idéias indica um lugar que não é absolutamente um lugar.Para Platão quando nós nascemos no mundo conhecidos por todo o mundo em que vivemos, denominada por Platão como mundo sensível nós já temos idéias formuladas em nossas mentes, mas muito guardadas que para serem utilizadas é necessário relembrar as idéias já conhecidas através do mundo inteligível.
1.2- O MITO DA CAVERNA.
No mito da caverna, podemos dizer que Platão criou uma alegoria, conhecida como mito da caverna, que serve para explicar a evolução do processo de conhecimento. Ele explicava o homem desde o nascimento permanecem prisioneiros.
No Livro VII da República, nos mostra o sentido do Mito da Caverna. Este livro nos mostra que o Mito da Caverna é um conto alegórico com que Platão explica sua teoria da existência de dois mundos: o mundo sensível explica do conhecimento através dos sentidos, as aparências e o mundo Inteligível ou idéias, uma imagem verdadeira só alcançável através da razão, descreve, metaforicamente, as condições em que o ser humano a estes dois mundos do conhecimento.
Neste mito o ser humano se identifica como prisioneiros, as sombras dos homens e as coisas projetadas nas paredes, são aparências captadas por médio dos sentidos e tomada como reais o mundo sensível. As coisas naturais e o mundo fora da caverna que os prisioneiros não vem , é o mundo inteligível no qual a máximo idéias, as idéias do bem estar representada pelo sol.
De modo existe o mundo da sombra e o da realidade5. O mundo da sombra é o real, e o mundo nós acreditamos, o mundo real é o mundo que nós vivemos, nós sentimos. Platão faz a diferencia de o mundo real, e o das idéias. Mundo real para Platão é aquilo nos chamamos das idéias e o mundo das idéias é o mundo sensível.
Para Platão nesses dois mundos que existe: o mundo nos enxergue todo mundo se vê só esse mundo tem um grande problema, está mudando toda hora, o homem que está vivendo hoje a manhã morrerá, todo volta e passa, vai e vem esse mundo não pode ser real.
O mundo das idéias é o mundo que contem as formas e as idéias perfeitas de todo aquilo que esta no mundo sensível. Fora da caverna esta o mundo das idéias, e todos que existe no mundo das idéias são refletivos do mundo da caverna que é o mundo real. Caverna representa o mundo limitado em que vivemos. Nesta caverna os homens olhando a parede da caverna, não diz que todos os seres humanos têm nossa própria parede, quer dizer, todos olharam só em que temos na frente.
Para terminar essa parte, vemos que o processo de conhecimento representa a passagem das sombras e imagens aos luminosos universo das idéias com etapas intermediárias. Para Platão o conhecimento sensível (crença e opinião) é apenas uma da realidade, como se fosse uma visão dos homens da caverna do texto alegoria da caverna e o conhecimento intelectual (raciocínio e indução) alcança a essência das coisas, as idéias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (182 Kb)   docx (305.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com