Análise "A Republica" Parte 1
Artigos Científicos: Análise "A Republica" Parte 1. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Racheloa • 18/3/2014 • 1.083 Palavras (5 Páginas) • 324 Visualizações
Anotações de Filosofia
Analise sobre o livro “A Republica” (Teoria do conhecimento).
Principais idéias do livro: (Parte 1)
• O que é conhecer para Platão?
• Mito da caverna;
• Busca da idéia de bem;
• Níveis de conhecimento;
• Artes discursivas;
• Dialética;
• Crítica a poesia;
Curiosidades sobre Platão:
Ele é um autor grego do século IV. Uma das características das obras de Platão é a presença de Sócrates, esse foi mestre de Platão, e Platão foi professor de Aristóteles. Ele era matemático.
Falando um pouco de Sócrates:
Sócrates nunca escreveu nada. Ele não deixou nenhum escrito, e inclusive ele não gostava disso, o barato dele, era o diálogo, da conversa, do conhecimento vivo. O conhecimento morto ele não dava valor. Porque ele “conversava” com o escrito e ele não respondia. Nós só sabemos de Sócrates, porque Platão escreveu sobre ele, e Platão o colocava como personagem que vai defender as suas idéias. Daí vem a pergunta. Até onde as idéias de Platão era de Sócrates?
A obra
A obra “A Republica” é escrita em forma de diálogo. Como se duas pessoas estivesse conversando, e como se da conversa fosse surgindo uma verdade que se impõe a essas duas pessoas, que é o que Sócrates e Platão chamavam de DIALÉTICA.
Primeira idéia básica:
• O mito da caverna
O que é para Platão e Sócrates aquelas sombras que aqueles homens viam?
Resposta: Essas sombras são o que acostumamos a chamar de realidade.
Para eles existem dois mundos. O mundo das sombras (mundo sensível) e o mundo das idéias.
O mundo das sombras – É o que chamamos de real, o que vemos, sentimos, que cheiramos, etc.
O que acreditamos ser real, não é real. O mundo de fora da caverna não é o mundo que enxergamos, o que sentimos, o que nós ouvimos. O mundo real é aquilo que vamos chamar de “mundo das idéias”
O mundo das sombras tem um problema: Ele muda o tempo todo. Tudo muda, tudo é uma aparência, tudo passa. Esse mundo não pode ser o real.
Ex.: A banana que está na fruteira hoje, amanhã apodrecerá.
Característica do mundo das sombras: Ele é mutável, imperfeito, ele muda, ele é um mundo aparente.
O mundo das idéias – É o mundo que contém as formas e as idéias perfeitas de tudo aquilo que está no mundo das sombras/sensível.
Tudo que existe no mundo das idéias é refletido para dentro da caverna, que é o mundo real.
Ex.: Canetas. Elas são diferentes uma das outras, e mesmo assim somos capazes de dizer que todas são canetas.
A preocupação de Sócrates e Platão é responder essa pergunta.
O que me permite dizer que ambas são canetas, se são diferentes?
Resposta: Não obstantes essas canetas serem objetos diferentes, esses objetos compartilham uma essência em comum. Compartilham uma idéia em comum. Compartilham um conjunto de atributos que são próprios de uma caneta. Elas tem igualdade entre si.
Ambas tem “bico”, tem tintas e servem para escrever. Só tiramos as diferenças (cor, designer, tamanho, etc.) e deixamos só os atributos pertencentes a uma caneta, aí encontramos a idéia perfeita da caneta.
Como podemos ter acesso ao mundo das idéias segundo Sócrates e Platão?
Não dá pra acessar através dos sentidos do corpo. Porque os sentidos do corpo só enxerga sombras, as aparências da verdade, e não a verdade em si.
Há apenas um modo de chegar lá, que é ATRAVÉS DA RAZÃO. Através do pensamento. A nossa razão, o nosso pensamento é capaz de visualizar em pensamento, as idéias perfeitas.
Ex.: Se eu falar pra você “BOLA DE FUTEBOL”. Imediatamente em sua cabeça veio uma imagem de uma bola de futebol. Uma idéia de bola de futebol. Mas essa idéia que veio a sua cabeça, não veio de nenhuma idéia em particular de bola de futebol. Ela corresponde á IDÉIAS PERFEITA de bola de futebol que você já tem dentro de ti. E essa bola guarda semelhança com as bolas que você ver no mundo. Mas as bolas que você ver no mundo, são imperfeitas a sua idéia de bola.
Busca da idéia de BEM
As idéias do mundo das idéias estão hierarquicamente organizadas:
E tem duas grandes idéias no topo:
1. Idéia perfeita
...