Após a Leitura da Carta da "felicidade" (Carta a Meneceu)
Por: Rodrigo Alonso • 15/8/2019 • Trabalho acadêmico • 275 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
Após a leitura da Carta da "felicidade" (Carta a Meneceu) de Epicuro responda:
1-, Fazendo uso de exemplos, explique pensamento cético de Pirro.
R.: As pessoas sabem que mundo é redondo, porém ainda há pessoas que preferem crer em sua visão e dizer que a Terra é plana, e estes criticam os que creem na Ciência. Isto é uma situação explícita de ceticismo, pois diz respeito ao fato de que espírito humano não pode atingir nenhuma certeza a respeito da verdade, o que resulta em um procedimento intelectual de dúvida permanente e na abdicação, por inata incapacidade, de uma compreensão metafísica, religiosa ou absoluta do real.
2- Qual a "intenção" das escolas filosóficas do Helenismo?
R.: Todas as escolas procuravam , basicamente, estabelecer um conjunto de preceitos racionais para dirigir a vida de cada um e, através da ausência do sofrimento chegar a felicidade e ao bem-estar. O Helenismo caracteriza-se pela fusão entre a tradição grega e a cultura oriental. Realizou a disseminação do pensamento grego pela região da Síria, Egito, Babilônia, etc.
Ele refere-se literalmente ao conhecimento filosófico produzido entre a morte de Alexandre o Grande e o início da filosofia medieval.
3- Com suas palavras, descreva um significado para Atarquia e Eudimonia.
R.: A Atarquia aproxima-se mais de um significado de tranquilidade e a Eudimonia aproxima-se mais de um significado de felicidade, enquanto as duas juntas representam uma clara preocupação com a ética, isso pode ser melhor entendido com o que Epicuro expôs em sua carta.
Pensamento:
"Vocês não sabem como é divertido o absoluto ceticismo. Pode-se brincar com a hipocrisia alheia como quem brinca com a roleta russa com a certeza de que a arma está descarregada".(Millôr Fernandes).
...