CARTAS PATRIMONIAIS CARTA DE VENEZA
Por: Ana Carolina Sousa • 13/3/2022 • Resenha • 338 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
CARTAS PATRIMONIAIS
- CARTA DE VENEZA
As cartas patrimoniais regulam a salvaguarda (preservação e conservação) dos monumentos históricos e recomendam respeitar certos conjuntos históricos, sobretudo sua vizinhança. Foram elaboradas por especialistas que trabalham com bens culturais, e somam mais de 40 cartas.
Em 1964, no II Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos dos Monumentos Históricos, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios Escritório (ICOMOS) constituiu a Carta de Veneza, que expandiu a perspectiva de patrimônio tanto de monumentos, como também o meio em que está inserido e que com o decorrer da história, assumiram um grande significado cultural.
A forma inicial desses princípios fundamentais viera através da “Carta de Atenas” 1931, que favorece o desenvolvimento de um amplo movimento internacional.
O documento define monumento histórico como uma criação arquitetônica isolada, sítio urbano ou rural que testemunha uma civilização particular, de uma evolução significativa ou de um acontecimento histórico. Em seguida apresenta o seu intuito como sendo a busca de conservação e restauração dos monumentos, pretendendo a preservação tanto da obra de arte quanto o testemunho histórico.
Este documento preserva a conservação e exige uma manutenção constante sendo sempre favorecida quando sua destinação for útil para a sociedade, mas vale reforçar que não podem e nem devem ser alteradas a disposição dos edifícios. Outro ponto levantado é o impedimento de deslocamento do monumento, salvo quando sua preservação exige tal ação, ou quando há, interesse nacional e internacional.
A restauração é tratada como uma ação de caráter excepcional, tendo por objetivo a conservação e revelação dos valores estéticos e históricos do monumento, se fundamentando essencialmente no respeito ao material original a fim de que a restauração não falsifique o objeto em questão.
Os sítios monumentais são objetos de cuidados especiais que visam salvaguardar sua integridade.
As escavações asseguram as manutenções das ruínas e as medidas necessárias á conservação e proteção permanente dos elementos arquitetônicos e dos objetos descobertos.
Todas as fases de trabalho, de desobstrução, de consolidação, de recomposição e de integração, assim como os elementos técnicos e formais identificação no decorrer dos trabalhos a serem anotados.
...