As Fases do método socrático
Por: azulazul12 • 19/2/2018 • Trabalho acadêmico • 583 Palavras (3 Páginas) • 2.097 Visualizações
1 - Caracterize as fases do método socrático e em seguida, relacione-as com as fases da atitude crítica.
Partindo do princípio da teoria de Sócrates de que a investigação filosófica deve ter como ponto de partida o reconhecimento da própria ignorância, a ironia, então, aparece como um dos métodos socráticos com o propósito de obter o mesmo “resultado” dessa teoria. O ato de perguntar algo em debate (não querendo ofender o seu interlocutor, mas sim tentar convencê-lo de que a dúvida, a não certeza dos conceitos que ele achava conhecer, pode ajudar na sua forma de pensar e analisar as coisas) é o fator principal que caracteriza a ironia.
O outro método é a maiêutica, que também se determina por perguntas que parecem simples, mas que levam o interlocutor para reflexões complexas, ela tem o princípio de fazer o ser humano conhecer mais a si próprio, é a arte de fazer parto do conhecimento que está dentro de cada indivíduo, é expelir suas próprias ideias.
A ironia e a maiêutica têm convergências com as fases da atitude crítica, seja positiva ou negativa, porque todas possuem a essência de interrogar, de duvidar. A fase positiva se encaixa melhor com a ironia, pois as reflexões trazidas por ela são para as coisas em geral, envolvendo mais a sociedade; já a fase negativa, a reflexão é algo mais pessoal, relacionado com as crenças e as próprias ideias, ou seja, se encaixa melhor com a maiêutica.
2 - Por quê se diz que Platão é dualista e quais as características dos mundos por ele apresentados?
Platão era considerado dualista devido ao seu pensamento sobre ver uma realidade dupla, ou melhor, dois mundos: o inteligível e o sensível.
O mundo inteligível é o mundo das formas, são as ideias que adquirimos sobre as coisas e levamos para vida toda, como o exemplo da cadeira, independentemente da cor ou do material, ela sempre será uma cadeira, pois já temos uma ideia desse objeto, então, tudo no mundo inteligível é imutável.
O mundo sensível é o mundo material, dos objetos concretos, seria as coisas que são acessíveis aos sentidos, ao contrário do mundo inteligível, ele tem a característica de modificações, está sujeito à irregularidades e é finito, como um exemplo de uma casa ou prédio que será demolido e, depois do ocorrido, uma pessoa que estava lá poderá dizer como foi a demolição, se demorou, se foi fácil; tudo isso por conta dos sentidos, no mundo das formas seria apenas uma casa que foi demolida.
3 - Considerando o mito da linha dividida, caracterize os quatro níveis de conhecimento em relação ao real.
Os quatros níveis de conhecimento são divididos em dois graus, Aa (Noesis) e Ab (Dianoia) fazem parte do inteligível e Ba (Pístis) e Bb (Eikasia) se juntam ao sensível, cada um deles tem sua peculiaridade.
Aa: Em consonância com a dialética, a Noesis é expressamente alcançado através do pensamento, é o conhecimento das formas.
Ab: O diferencial da Dianoia é que ela tem relação presente e única com a geometria, é o conhecimento dos objetos matemáticos; as imagens geométricas são feitas essencialmente por conta dos nossos ideais, das formas, ou seja, o triângulo, o quadrado não “existem”, o que é visto são coisas em forma dessas figuras geométricas.
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