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As Razoes

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Por:   •  16/9/2014  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

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RAZÃO E EMOÇÃO

Como a moral influencia as ações e emoções, segue-se que não pode derivar da razão, pois a razão por si, como já provamos nunca pode exercer tal influência. A moral excita paixões e produz ou impede ações. A razão por si é totalmente impotente neste aspecto. Logo, as regras da moral não são conclusões da nossa razão. Julgo que ninguém irá negar a correção desta inferência e a única maneira de a recusar é negar o princípio em que esta se baseia. Enquanto se admitir que a razão não exerce qualquer influência nas nossas paixões e ações, não vale a pena alegar que a moral é descoberta só através de uma dedução da razão. [...] A razão é a descoberta da verdade ou falsidade. A verdade ou falsidade consiste num acordo ou desacordo [com a realidade]. Logo, aquilo que não é susceptível deste acordo ou desacordo não pode ser verdadeiro ou falso, e nunca pode ser objeto da nossa razão. Ora, é evidente que as nossas paixões, volições e ações não são susceptíveis de tal acordo ou desacordo - são fatos e realidades originais, completas em si mesmas, e não implicam qualquer referência a outras paixões, volições e ações. Logo, não se podem considerar verdadeiras ou falsas, contrárias ou conformes à razão. Este argumento serve de duas maneiras o nosso propósito. Prova diretamente que as ações não têm valor por serem conformes à razão, nem desvalor por lhes serem contrárias; e prova a mesma verdade mais indiretamente, mostrando-nos que, como a razão não pode impedir ou produzir imediatamente qualquer ação, contradizendo-a ou aprovando-a, não pode ser a fonte da distinção entre o bem e o mal morais, que têm essa influência. Logo, as distinções morais não resultam da razão. A razão é totalmente inativa, e nunca pode ser a fonte de um princípio tão ativo como a consciência ou sentido moral.

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