BIOETICA
Trabalho Universitário: BIOETICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nayaraalves • 19/1/2014 • 1.259 Palavras (6 Páginas) • 1.231 Visualizações
1) Quais os conceitos de bioética apresentados na obra?
Vamos ressaltara alguns conceitos de bioética que foram mencionados na obra, sendo eles:
“A bioética é uma tentativa de alcançar procedimentos seculares consensuais para formular, analisar e, quem sabe, atenuar os dilemas que a pesquisa medica e biológica moderna suscita”.
“A disciplina cientifica que estuda os aspectos éticos do da medicina e da biologia geral, assim como as relações do homem com os outros seres vivos”.
“Hoje se pode considerar a bioética tanto um movimento ou um processo social como uma disciplina em busca de reconhecimento acadêmico”
“Sob o termo bioética se pode entender hoje uma amalgama de praticas, métodos e conteúdos relacionados ao impacto da tecnologia e na saúde humana”.
2) De acordo com Fernando Lolas, quais foram os fatores importantes (ou antecedentes) para o nascimento da bioética? Fale sobre cada uma deles.
Podemos citar vários fatores antecedentes que contribuíram para o nascimento da bioética começando pelo Comitê de Seattle que tinha a responsabilidade de decidir quem poderia fazer um tratamento novo: a hemodiálise. Com a eficácia do tratamento a demanda superou a capacidade de atender a todos e os médicos se viam em uma delicada missão de decidir quem morre ou vive. Em 1962 foi criado um comitê com pessoas leigas em medicina, e essas pessoas que decidiriam “quem vive e quem morre”, constituindo assim um comitê de ética que levava em conta a vida clinica como também a historia de vida dos pacientes.
O outro fator foi o artigo de Beecher, um professor de anestesia que resolve publicar um artigo que mostrava que 12% dos artigos médicos publicados em 1966 utilizavam procedimentos avessos a ética.
Podemos citar também o caso Barnard o autor do primeiro transplante cardíaco, um tema mais complexo, pois o coração transplantado tinha que ser removido de um corpo em estado de morto-vivo, o que acabou levantando questões de até quando alguém é considerado morto? A morte é um processo que pode que ser considerado irreversível?
Já o caso Tuskegee é uma pesquisa sobre a história natural da sífilis não tratada, onde o conceito de historia natural é a evolução da doença sem nenhum tratamento. Os voluntários não tinham noção nem dos riscos e nem do objetivo da pesquisa. A intervenção com a penicilina nos doentes foi descoberta e então criada uma Comissão Nacional para a Proteção dos Sujeitos Humanos na Pesquisa Biomédica e Comportamental. Este caso deixa claro que a ética da pesquisa medica não é apenas assunto de consentimento informado por parte dos sujeitos que participam, mas que não se pode renunciar questão de compaixão pelo próximo.
A reflexão teológica é menos espetacular, ela foi um movimento de reflexão que se reuniu em muitas partes do mundo para estudar a medicina e suas praticas. Foram os teólogos morais que evidenciaram três fatos evidentes na medicina norte-americana, a primeira delas é a influência da educação cientifica sobre os estudantes, a segunda é o privilegiado encontro entre os pacientes e os médicos, com um ambiente burocrático e por último a medicina e as tecnociêcias passavam por mudanças tão significativas que não só tinham um impacto quantitativo sobre os recursos disponíveis.
E por último a medicina antropológica e psicossomática, onde o movimento psicossomático se apresentou como uma renovação da medicina que buscava integrar seus saberes específicos dispersos, a antropologia medica era uma integração global de saber e fazer, da qual não estivessem ausentes a vida espiritual, a religiosa, a política e a vida social geral.
3) Qual o papel do dialogo para a bioética?
O dialogo na bioética tem o papel de encontrar uma área de expressão consensual que se consegue mediante linguagem comum e conhecimentos compartilhados, recomendar alternativas viáveis, examinar e avaliar casos apresentados a sua consideração em especial ao que não podem ser resolvidos por meio das indicações e normas já elaboradas. Podemos dizer que a tarefa dos comitês de ética é servir de instancia de dialogo. É claro que o dialogo vai ser diferenciado de acordo com a situação, pois um dialogo útil surge quando a cultura é levada a serio.
4) Quais são os 4 princípios fundamentais da bioética? Explique cada um deles.
Podemos explicar os 4 princípios fundamentais da bioética sendo eles a não-maleficência que consiste na idéia de não causar danos intencionais e sim fazer o bem.
Já beneficência é o conceito que diz respeito aos atos e não as atitudes, sendo que o seu principio é de impor a obrigação moral de agir em beneficio do outro e está na busca do bem de quem sofre, sejam quem for e em qualquer circunstância.
...