CENTRO DE ENSINO PROFESSOR ANTONIO CARLOS BECKMAN
Por: Luanysoousa • 29/5/2019 • Trabalho acadêmico • 2.163 Palavras (9 Páginas) • 429 Visualizações
CENTRO DE ENSINO PROFESSOR ANTONIO CARLOS BECKMAN
Samanttha Brown de Castro Feitosa
Francisca Nayly Gomes da Silva
Fernando de Souza Alcântara
Roger Aguiar Fonseca Brito
Thayná da Costa Farias
Luany De Sousa Silva
Myllene Silva Santos
PM, A NOSSA SEGURANÇA
SOCIEDADE, PMs E Burocracia
AÇAILÂNDIA-MA
2019
Samanttha Brown de Castro Feitosa
Francisca Nayly Gomes da Silva
Fernando de Souza Alcântara
Roger Aguiar Fonseca Brito
Thayná da Costa Farias
Luany De Sousa Silva
Myllene Silva Santos
PM, A NOSSA SEGURANÇA
SOCIEDADE, PMs E BUROCRACIA
Trabalho apresentado com obtenção de nota
Do primeiro bimestre de 2019, da disciplina
De Produção Textual, orientado pela a
Professora Suian Tavares
AÇAILÂNDIA-MA
2019
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................
2.1 BIOGRAFIA DO ENTREVISTADO..................................................................
2.2 ENTREVISTA..................................................................................................
3.CONCLUSÃO.....................................................................................................
4.AGRADECIMENTOS.........................................................................................
1.INTRODUÇÃO
Que o papel da Polícia Militar é exclusivamente o patrulhamento ostensivo? E por isso é a Polícia que anda fardada e caracterizada mostrando sua presença ostensiva, passando segurança à sociedade.
Neste contexto, a Polícia Militar tem papel de relevância, uma vez que se destaca, também, como força pública estadual, primando pelo zelo, honestidade e correção de propósitos com a finalidade de proteger o cidadão, sociedade e os bens públicos e privados, coibindo os ilícitos penais e as infrações administrativas.
Nos dias atuais, a Polícia Militar, além de suas atribuições constitucionais, desempenha várias outras atribuições que, direta ou indiretamente influenciam no cotidiano das pessoas, seja atuando, orientando, colaborando com todos os segmentos da comunidade, diminuindo conflitos e gerando a sensação de segurança que a comunidade anseia. [pic 1]
De uma forma bem simples, a Policia Militar cuida daquilo que está acontecendo ou acabou de acontecer. Para sabermos mais sobre tudo isso e entendermos um pouco apresentamos ao longo desse trabalho sobre a PM com uma entrevista exclusiva de um Soldado da PM.
2.Desenvolvimento
Tão criticada. Mais tão necessária e a Policia Militar. Esse é o policial militar Breno participando de uma entrevista exclusiva com nós os alunos do Centro De Ensino Antonio Carlos Beckman, falando sobre a sociedade e os PMs em busca da proteção de todos.[pic 2]
2.1 Biografia do Entrevistado
[pic 3] Hugo Breno Barros De Sousa nasceu em 05 de abril de 1993, é um policial Militar, formado em administração pela UEMA (Universidade Estadual do Maranhão). Ingressou na polícia militar em 15 de janeiro de 2016, antes de ingressar era montador industrial. Hugo é casado há 2 anos e não possui filhos, quando jovem frequentou o Ensino Médio na escola Estadual Lourenço Antonio Galetti, e fez seu Ensino fundamental na Escola Cristã Ebenézer.Atualmente(2019) reside em Açailândia onde nas horas vagas costuma praticar esportes e frequentar pescarias. É considerado um protestante religiosamente, sua palavra-Chave como um PM É: O objetivo é proteger o cidadão de bem dos malfeitores da sociedade, proteger além de tudo a sociedade. Leia a entrevista que ele concede a Revista Beckman.
2.2 Entrevista
BECKMAN: Soldado Breno nos diga um pouco sobre a sua profissão? Como é para o Senhor exercer ela sabendo do enorme papel que tem na sociedade? Qual parte mais difícil?
Soldado Breno: Eu amo minha profissão, e me sinto muito bem exercendo ela. A parte mais difícil é lidar com os mais diversos tipos de pessoas; Vagabundo, Estelionatário, traficantes, estupradores, assassino...a melhor parte justamente o que me leva exercer essa profissão é poder livrar o cidadão de bem dessa laia de pessoas, não tem dinheiro que pague quando você olha nos olhos de uma pessoa que você recuperou o bem dela, ou conseguiu prender alguém que fez um mal, não tem dinheiro que pague quando você consegue tirar um semblante bom de uma pessoa do bem.Outra coisa muito ruim também e viver ameaçado, por que o Criminoso ele tenta de intimidar todo momento, O importante é nós os PMs não darmos moles pra eles de jeito nenhum.Eu particularmente não me intimido não com criminoso.
O que o senhor tem a dizer em relação a sobrecarga, a responsabilidade posta sobre os PMs, e a perfeição que exigem de vocês para que nunca falhem, O que faz com que muitas vezes vocês vivam estressados?
Bom, a Policia Militar ela acaba fazendo bem mais do que sua atribuição constitucional, nós investigamos até certo ponto, nós vamos a lugares que ninguém mais vai e pegamos essa responsabilidade por escolha, por amor a sociedade. O Curso de formação do soldado, ele já é bem estressante mais justamente para adquirirmos uma inteligência emocional, para que possamos controlar nossas emoções, e acabamos engolindo o estresse, porque digamos assim você está estressado ali, uma pilha prestes a explodir, mais você está armado não pode fazer nenhuma besteira, vai ter que ter inteligência emocional para controlar suas emoções e assim saber agir com a cabeça limpa.
Soldado agora em relação a Liberdade condicional concedida a alguém que foi preso, pode ser um risco para a vida de um cidadão?
O sistema não é perfeito, então quando essas pessoas saem para passar um tempo com a família elas tem um prazo para voltar, só que grande parte acaba voltando ao mundo do crime naquele curto período de tempo, essas saídas como nós chamamos seriam importantes se ocorressem um trabalho por trás para ressocializar o preso, haja vista o sistema prisional Brasileiro ele não recupera a pessoa que fez o mal, e era pra recuperar, era pra haver serviços que de certa forma recuperassem essas pessoas(trabalho,estudos,professores),pois seria uma forma de ressocializar o preso recolocar essas pessoas no meio da sociedade, essas saídas pela forma que são feitas acaba sim sendo um risco para a sociedade e para nós os policiais, Pois, essas pessoas acabam aproveitando esse meio tempo que saem para cometer novos delitos.
...