CONTRAÇÃO MUSCULAR
Por: ELENPINHEIROO • 3/4/2015 • Trabalho acadêmico • 260 Palavras (2 Páginas) • 175 Visualizações
A que se deve a grande fraqueza muscular que ocorre na desnutrição?
Quando a ingesta de nutrientes é insuficiente, o organismo passa a utilizar as próprias fontes de energia, uma de cada vez, até que ela se esgote: primeiro ele usa as ATPs (adenosina trifosfóricas), depois a glicose dos tecidos e do sangue, posteriormente o glicogênio do fígado e músculos e por último as proteínas contidas nesses mesmos órgãos. Com o andamento do quadro, a desnutrição afeta quase todos os órgãos do corpo. O coração perde massa muscular e fica enfraquecido e num estágio avançado entra em insuficiência e posteriormente leva à morte. As infecções tornam-se comuns porque o sistema imune se desativa e o corpo passa a não produzir mais as células de defesa; ocorre um quadro de anemia perniciosa, menor secreção de ácido clorídrico pelo estômago e diminuição da peristalse e da absorção intestinais.
- O que ocorreria se nós destruíssemos os nervos que suprem os músculos esqueléticos? Dê um exemplo de doença.
Se o nervo fosse destruído, os neurônios ficariam impossibilitados de liberar acetilcolina, e assim formaria um quadro de paralisia. Como por exemplo o vírus da Poliomielite.
- Explique o motivo do endurecimento dos músculos dos animais após a morte, situação conhecida como “rigor mortis” (PLT – Guyton, capítulo 6).
Algumas horas após a morte todos os músculos entram em um estado conhecido como rigor mortis os músculos se contraem e ficam rígidos. Essa rigidez se dá pela perda de ATP. Os músculos se permanecem rígidos até que as proteínas musculares se degeneram em torno de 15 a 25 horas.
...