Carl Rogens
Trabalho Universitário: Carl Rogens. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silviane.felix • 13/12/2013 • 607 Palavras (3 Páginas) • 602 Visualizações
Carl Rogens
Carl Rogers nasceu no dia 8 de janeiro de 1902, em Oak Park, nos arredores de Chicago. Os pais de Rogers vinham de uma cultura protestante moralmente rígida, ambos tinham formação universitária e estimulavam uma atmosfera intelectual na família.
Aos 12 anos, Rogers e sua família mudam-se para um fazenda, onde há terra suficiente para iniciar um atividade agrícola.Em conseqüência dessa atividade ,Rogers matricula-se, em 1919, no curso de Agronomia da Universidade de Wisconsin.
EM 1924, termina a faculdade de Historia e matricula-se no Seminário da União Teológica em Nova Iorque. Freqüenta alguns cursos na faculdade de Psicologia dessa Instituição e no segundo ano, toma consciência de sua falta de vocação para a carreira religiosa e transfere-se para o curso de Psicologia do Teacher’College da Universidade de Columbia.
EM 1928, doutora-se no Teachers’ College. A parir de 1929, dirige, durante 12 anos, o Centro de Observação e Orientação Infantil dessa Sociedade. Seu primeiro livro surge em 1939:” O tratamento clinico da criança-problema”.
De 1945 a 1957, Rogers tem um período muito rico em termos de produção científica, com muitas publicações. Seu livro de 1951”,Terapia centrada do Cliente”é um dos pontos altos dessa produção .
EM 1916, Rogers publica o livro “Tornar-se pessoa”, que rapidamente transforma-se em um best-seller mundial. Em 1970 o mesmo acontece com o livro “Grupos de encontro”.
A partir de 1972, dedica-se principalmente à reflexão sobre aspectos sociais e políticos, surgindo dessas reflexões o livro “Poder Pessoal” em 1977.
Rogers faleceu em La Jolla, na Califórnia no dia 4 de Fevereiro de 1987, após uma fratura de colo de fêmur.
O EDUCADOR NA PEDAGOGIA DE CARL ROGERS
O educador deve desempenhar o papel de libertador. Diante disso, pensamos desenvolver brevemente alguns aspectos da pedagogia de Carl Rogers no que tange ao papel do educador e de sua tarefa. Para Rogers, ao centrar a educação no educando, denominado pelo mesmo de facilitador, o autor procura mostrar, em suas obras Liberdade para Aprender e Tornar-se Pessoa, que essa facilitação tem em vista tornar o educando livre.
Para o autor, o homem educado é o que aprendeu a aprender. Facilitar a aprendizagem é libertar a curiosidade, permitir que as pessoas assumam o encargo de seguir em novas direções, desencadeando o senso de investigação, indagação e análise. Rogers propõe o educador como facilitador da libertação pessoal e assinala essas condições libertadoras.
O autor, aponta métodos de libertação que tem, o clima de liberdade ou de relacionamento interpessoal: autenticidade, aceitação, confiança, compreensão empática, motivação intrínseca baseada em problemas significativos e desafios reais. O professor torna-se aquele que também aprende, pois ensinar não é outra coisa do que aprender. A única coisa que pode fazer o educador é criar condições, para que haja aprendizagem significativa. Isto quer dizer que, é um tipo de aprendizagem que não pode ser ensinada. A sua essência é este aspecto de autodescoberta. A aprendizagem significativa é mais do que acumulação de fatos, é modificação no comportamento, ações futuras, atitudes, que penetra toda a existência
...