TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação do filme revolução dos bichos com os textos pré-requisitos

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  1.230 Visualizações

Página 1 de 4

Revolução dos bichos é um livro satírico, escrito pelo inglês George Orwell publicado em 1945, que faz uma clara analogia às teorias políticas que constituem a sociedade. A adaptação para o cinema foi feita em 1954.

 Utilizando de metáforas claramente observadas durante o enredo, o autor faz uma aversão a todo tipo de autoritarismo presente na sociedade da época, que podemos muito bem fazer ligação com o sistema político.

No filme é Inicialmente possível perceber a insatisfação dos animais devido aos maus tratos causados tanto pelo excesso de trabalho quanto pela falta de cuidados, gerando assim um sentimento de revolta pela burguesia, representada no filme pelos humanos.

Podemos associar a relação entre os humanos com os animais com a teoria do capitalismo burguês. Ora, os animais trabalhavam exaustivamente dia após dia, e recebiam por este trabalho apenas o suficiente para continuar trabalhando, e qualquer privilégio que recebiam, afetava positivamente no lucro dos fazendeiros, como o fato de ordenhar as vacas: Às vacas era prestada uma ajuda, uma vez que elas não podiam fazer isso sozinhas, todavia os humanos também sairiam ganhando, pois ordenhando as vacas obteriam leite para o comércio.

A revolução deve ter por inicio a reunião no celeiro para ouvir o sonho do Major porco, um porco velho e sábio, que teve um sonho e queria compartilhar com todos os animais. Ele apresenta ideias socialistas, pregando a igualdade dos animais, da união e da liberdade entre os mesmos.

O major também afirma que os animais só nascem para servir os humanos, podemos fazer uma analogia aqui à relação entre proletariado e burguesia. Durante a reunião, o major fala “O homem é a única criatura que consume sem produzir. Não dá leite, não põe ovos, é fraco demais para puxar o arado, não corre o suficiente para alcançar uma lebre. Mesmo assim, é o senhor de todos os animais. Põe-nos para trabalhar, dá-nos de volta o mínimo para evitar  a inanição e fica com o restante”. Que pode ser entendida como uma metáfora que significa: Metáfora que significa: ”A elite que esta no poder é a única criatura que não faz nada e tem toda a riqueza dos esforços alheios, ou seja, dos esforços da classe baixa trabalhadora”.

Podemos associar o porco major a Karl Marx, com seus ideais que defende o socialismo que ambos defendem que as sociedades devem ter uma luta de classes, entre a classe burguesa que tem o controle de toda a produção e a classe do proletariado que é a mão de obra.

Ao final da reunião cantaram uma música, chamada bichos da Inglaterra, que fala sobre defender  os ideais dos animais, e lutarem pelos seus direitos de liberdade e possuir aquilo que é seu por direito, fruto de seu trabalho.

A rebelião propriamente dita acontece quando os humanos passam um dia sem alimentar os animais e saem para beber. Os animais se rebelam e atacam os humanos, ficando assim com a fazenda para eles.

Com a morte do Major porco, acontece a rebelião dos animais. A fazenda fica inicialmente sem um líder, sendo rapidamente atribuído esse cargo aos porcos. É criada então uma série de regras de convivência que pregavam a igualdade e a liberdade, características do socialismo. Essas regras são:

1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.

2. Qualquer coisa que ande sobre quatro patas, ou tenha asas, é amigo.

3. Nenhum animal usará roupas.

4. Nenhum animal dormirá em cama.

5. Nenhum animal beberá álcool.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com