David Hume E René Descartes
Artigos Científicos: David Hume E René Descartes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaisedeassis • 8/9/2014 • 268 Palavras (2 Páginas) • 930 Visualizações
Pesquise sobre um defensor do Racionalismo e um filósofo defensor do Empirismo.
* Apresente suas ideias principais
* Apresente os argumentos que defendem a modalidade de conhecimento (seja racional, empirista)
* Apresente as criticas que o filósofo levanta sobre a outra modalidade de conhecimento.
Filósofo defensor do Racionalismo: René Descartes.
Ideias principais: O autor faz-nos entender que havia naquela época uma grande crise entre a fé e a razão humana. Em que pelo fato de não se poder provar de maneira lógica tudo que era ensinado a respeito da fé, poderia se dizer então, que Deus não existia por não poder ser perceptível. Com isso, foi construída uma filosofia do conhecimento, fundamentada em criticas racionalistas, onde as pessoas podiam pensar claramente nas possibilidades e limites do conhecimento humano.
Argumentos que defendem a modalidade de conhecimento: Desenvolveu o método Cartesiano no qual defende que só se deve considerar algo como verdadeiramente existente, caso possa ser comprovada sua existência. Também conhecido como ceticismo metodológico, segue o princípio de que devemos duvidar de todo conhecimento que não possui explicação evidente.
Críticas que ele levanta sobre a outra modalidade:
Na perspectiva de Descartes, não podemos saber nada de certo, mas antes que o que nós sabemos de certo, seja aquilo que for, não pode na verdade em última análise provir diretamente só da experiência perceptiva. Neste aspecto, Descartes opõe-se ao empirismo – a perspectiva segundo a qual todo o conhecimento assenta em última análise nos sentidos. E opõe-se também talvez ao senso comum que diz que os sentidos nos fornecem pelo menos algum conhecimento indubitável, quer formem ou não a base de todo o conhecimento.
Filósofo defensor do Empirismo: David Hume
...