Dialogando, refletindo e Produzindo Conhecimento Reflexivo
Por: Ashley Ozsvath • 24/7/2021 • Trabalho acadêmico • 315 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
- Introdução.
Com base no primeiro capítulo do livro “Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas” de Ilma Passos Alencastro Veiga e Cristina d’Ávila analisaremos a importância da docência na formação do sujeito, o seu papel no espectro intelectual e social.
- A docência como instigador de conhecimento.
Analisando a docência e o seu papel social muitos dirão que ela é a responsável por passar conhecimento, ensinar e formar o indivíduo intelectualmente, podemos dizer que essa é uma análise rasa do que significa ser docente.
No sentido etimológico, docência tem suas raízes no latim docere, que significa ensinar, instruir, mostrar, indicar, dar a entender. Veiga e d’Ávila. Profissão Docente: novos sentidos, novas perspectivas.
O conhecimento não é algo que pode ser materializado, por tanto não é possível entrega-lo, é nesse ponto que muitos se perdem ao entender o real papel do docente na nossa vida e quando falamos que este é responsável pela formação do sujeito. Portanto é necessário relembrar o significado de formação que vem do latim formare.
Ensinar não é só passar a resposta correta, mas sim mostrar o caminho para se chegar no resultado final, para sempre que preciso o aluno possa repeti-lo sem o auxílio do seu instrutor, e assim consequentemente, se tornar autossuficiente.
- Conclusão.
2
Em suma, com as análises feitas consideramos a importância da formação educacional do indivíduo. Saber comunicar e instigar os alunos a evoluírem, gerar ideias, propósitos e caráter. Desta maneira, precisamos visualizar a importância do docente como o indivíduo que nos auxilia na busca do nosso próprio caminho em direção ao aprimoramento pessoal e intelectual. Entretanto, esse caminho nem sempre será um caminho amplo, reto e fácil, o conhecimento se esconde sob ruas íngremes e estreitas.
- Referências Bibliográficas
D’AVILA, Cristina Mana. VEIGA, Lima P. A. – PROFISSÃO DOCENTE: NOVOS SENTIDOS, NOVAS PERSPECTIVAS.
3
...