Dialogando, Refletindo e Produzindo Conhecimento Reflexivo
Por: Ruth Cristina • 2/11/2021 • Trabalho acadêmico • 470 Palavras (2 Páginas) • 362 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
RUTH CRISTINA JUSTINIANO DE ARAÚJO
FILOSODIA DA EDUCAÇÃO
Prática como Componente Curricular (PCC)
Dialogando, Refletindo e Produzindo Conhecimento Reflexivo
Rio de Janeiro - RJ
2021
Introdução:
Este trabalho faz uma correlação entre os temas abordados na disciplina Filosofia da Educação e as práticas em sala de aula. Fazendo também uma reflexão sobre a entrevista com a docente entrevistada.
Entrevista:
Márcia Ferreira é professora especializada em educação infantil em um Espaço de Educação Infantil na cidade do Rio de Janeiro.
1- Qual o papel do docente na formação do sujeito?
O docente é o mediador entre as teorias e as práticas educacionais. É quem ajuda no desenvolvimento intelectual e para o pensamento crítico. É quem compartilha o conhecimento e apresenta novos olhares fazendo com que o sujeito amplie a visão de mundo. Preparando-o para as demandas da sociedade.
2- Quais são as principais reflexões acerca do aluno que um professor não pode nunca esquecer?
Devemos valorizar a formação cultural de cada aluno e da comunidade onde vivem. Fazer com que o aluno participe ativamente das experiências e conversas, levando em conta suas críticas e sugestões, tornando relevante os conhecimentos adquiridos.
3- Quais os pensadores lhe ajudam a compreender a condição dos sujeitos da Educação?
O teórico o qual me identifico é Jean Piaget. Ele não se prendeu às paredes da sala de aula. Piaget mostrou que a construção do conhecimento do sujeito está na observação do mundo que o cerca, das experiências vividas, na produção da cultura. Tornando o aluno o centro do processo de ensino e aprendizagem.
4- Como acontecem as relações interpessoais em sua sala da aula?
A sala de aula tem que ser um lugar de acolhimento, onde cabem as diferenças.
Os alunos interagem bem entre si e a professora. Existem momentos de tensão onde as diferenças ficam a flor da pele, então procuro intervir e incentivar o diálogo e o respeito, promovendo a empatia e valorizando a diversidade.
Conclusão:
Atualmente a escola vive uma realidade onde os alunos tem acesso ao imenso mundo da internet em seus celulares, tablets e notebooks, onde são oferecidas todas as informações e conteúdos curriculares e extra curriculares necessários para a construção do conhecimento.
O ensino moderno atenta para a necessidade do diálogo com aluno, assim como na sua busca por respostas, instigando a curiosidade e a crítica. Valorizando as suas vivências e cultura.
As relações são baseadas nas interações e trocas, tanto entre os alunos como entre aluno e professor, favorecendo o aprendizado efetivo. Deixando para trás o modelo de aprendizado mecânico e generalizado. Levando em conta também o importante papel do educador, valorizando a sua formação acadêmica e social.
REFERÊNCIAS
...