Didática Critica E Plural
Pesquisas Acadêmicas: Didática Critica E Plural. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 10/10/2014 • 336 Palavras (2 Páginas) • 2.896 Visualizações
Educação: Processo Social e individual. È a influência que a sociedade exerce no desenvolvimento das pessoas, através de processos, ações e estruturas.
Licenciatura: Habilitação do curso superior, destinado a formar professores em áreas especificas para atender a estas necessidades. Esta disciplina, assim com outras, auxiliam na formação do homem educado e cidadão. A disciplina surgiu da necessidade de graduar o professor em diferentes níveis de ensino.
a)-Ver a beleza onde “aparentemente” ela não existe. Trabalhar a auto-estima.
- Respeito aos mais velhos e respeito a cultura de seu povo.
b) Desviar o olhar, as obrigações e liberdades de adulto para que as crianças possam refletir sobre a condição de ser criança/jovem em processo de maturação. As crianças/jovens precisam respeitar as etapas da vida, permanecer na sua condição de crescimento e ser feliz assim.
c)Ajudar os alunos no resgate/descoberta da auto-estima, ensinando-os a ver que mesmo que as coisas não acontecem no tempo e na forma como eles querem, podem reconhecer a beleza da situação, vendo-a de outro ângulo, com outros olhos. Reconhecer pontos positivos, lições positivas de certos fatos.
Didática crítica e plural é estar aberto para o confronto de idéias, respeitar as diferenças de cada indivíduo em particular. Isto se torna importante para estimular o crescimento do grupo. Fará que com que os alunos sintam-se especiais, como na estória de Bintou. Possibilitará a troca de saberes e auxiliará na confecção de processos e métodos para reduzir a desigualdade cultural e também social. Os educadores devem estimular o bom desenvolvimento dos alunos, dizer-lhes que são capazes, trabalhar a auto-estima. Dedicar-se frequentemente, acompanhando o progresso diário. Criar ambiente em sala onde possa acontecer essa valorização e proporcionar bem-estar aos mesmos.
Bintou queria seus cabelos trançados. O que não era permitido em sua cultura, por ser criança. Sentia-se feia. Sua avó, melhorou sua auto-estima, fazendo-a enxergar-se com outros olhos, quando (mesmo mantendo os birotes que Bintou não gostava), enfeitou-a com adereços coloridos, como ela tanto sonhava. Bintou sentiu-se linda e com auto-estima renovada.
...