ECOLOGIA SOCIAL
Casos: ECOLOGIA SOCIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: inaciaviana1 • 11/3/2015 • 348 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
O estudo feito do livro “Epistemologia e Didática”: As concepções de conhecimento e inteligência e inteligência e as práticas docentes, tendo como autor Nilson José Machado, brasileiro, graduado em matemática pela Universidade de São Paulo, professor de matemática nos diversos níveis de ensino.
No decorrer do livro "Epistemologia e Didática: as concepções de conhecimento e inteligência e as práticas docentes", de Nilson J. Machado, o autor busca uma forma simplificada de introdução ao conhecimento onde, as pessoas precisam antes buscar as informações para que aconteça uma forma de enraizar o conteúdo. Ao falar sobre o que é a Epistemologia e Didática, é preciso saber o que é epsteme, epsteme é a ponte da ciência onde se conecta a reflexão e didática é forma de como o assunto é gerado e simplificado para que as pessoas o entendam. A articulação de a generalidade de questões e as especificidades das ações docentes, aproximando, os terrenos da epistemologia e da Didática.
Para compor as suas ideias, o autor traz uma contínua indagação, nos propondo sempre em uma reflexão sobre as diferentes armadilhas a que estamos expostos quando lidamos “com concepções de natureza epistemológicas e ações de natureza didática”. Referente à epistemologia busca-se analisar os fundamentos do conhecimento científico forma pela qual os conteúdos são apresentados aos alunos, sem dúvida alguma, dando uma forma decisiva na aquisição de novos saberes e conhecimentos, porem o autor também traz a problemática referente à didática onde professor que se forma tem a defasagem na rede em que liga a integração entre didática e epistemologia de qualquer disciplina, do que se conclui que a formação dos professores passa necessariamente pelo estudo das bases epistemológicas das disciplinas ensinadas, sendo insuficiente uma didática “na forma geral”. Dessa forma, o ensino de conteúdo específicos requer métodos e organização do ensino particularizado, do mesmo modo que não é possível ensinar conteúdos “em si”, separados dos seus procedimentos lógicos e investigativos significados em um espaço de representações, uma teia de relações cuja construção não se inicia na escola, e que se agrega, possivelmente, a um ponto rede inata.
...