EPISTEMOLOGIA
Por: silvia.gabrielli • 19/4/2016 • Trabalho acadêmico • 284 Palavras (2 Páginas) • 132 Visualizações
Nome da Disciplina: METODOLOGIA DE PESQUISA
Nome da Unidade II: EPISTEMOLOGIA - APII (Atividade de Aprofundamento)
Características que diferenciam conhecimento do senso comum do conhecimento religioso:
- O conhecimento do senso comum é sensitivo, perceptível, é fundado nos sentidos, estados de ânimo e emoções da vida diária. É assistemático, não tem planejamento rigoroso, baseia-se nas experiências e opiniões dos sujeitos. É falível, pois não se preocupa em buscar a verdade ou as causas dos fatos, acredita no que se vê ou se ouve falar, retendo tradições da sociedade.
- O conhecimento religioso, é inspiracional, pois ele é revelado através da divindade, do sobrenatural. Ele é sistemático, pois sua doutrina revela um conhecimento ordenado no que se refere ao mundo (que é considerado obra de um criador divino), objetivando explicar seu significado, de onde nós viemos, com qual finalidade e com qual destino. Ele não é falível, porque suas revelações divinas, são consideradas de veracidade incontestável e absolutas.
Características que diferenciam o conhecimento filosófico do conhecimento científico:
- O conhecimento filosófico é especulativo, reflexivo, pois, parte de hipóteses que não podem ser submetidas à observação, baseia-se na argumentação, busca respostas na reflexão dos indivíduos sobre si mesmo e sobre a realidade. Não é verificável pois, não se pode confirmar, nem rejeitar suas hipóteses. Não é falível pois suas hipóteses não exigem experimentação e não impõem limites a observação, mas exigem coerência e lógica.
- O conhecimento científico é real, factual pois lida com ocorrências e fatos, obtidos de forma racional. Ele é verificável, pois atua analisando fatos, explicando, desdobrando, justificando, induzindo e predizendo eventos futuros. É falível, pois a verdade não é absoluta, definitiva, pois, novas pesquisas e tecnologias podem reconfigurar o conhecimento existente.
...