Ensaio sobre Desenvolvimento Humano na Pós-Modernidade
Por: tatianatominaga • 18/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 604 Palavras (3 Páginas) • 558 Visualizações
Ensaio sobre Desenvolvimento Humano na Pós-Modernidade
1- Introdução
O texto nos trás o conceito de desenvolvimento humano na pós- modernidade baseando-se nos direitos humanos, política e ética da alteridade. A política e a ética alteridade levam consigo, no decorrer do texto, o esclarecimento do fundacionismo ético, do Estado Moderno e do desenvolvimento humano na modernidade.
2- Racionalismo Ético de Platão e Aristóteles
3- Pós Modernidade
Na pós-modernidade a idéia grega de realidade e verdade foi abandonada, é como conclusões de que a ética e a política constituem se no domínio do possível ampliasse para atingir a razão como fundamentação e a teoria como conhecimento de essências necessárias. As críticas feministas, assim como a linguagem de Wittgenstein, contribuíram para o fato. Um grande marco da pós-modernidade que inclusive inaugurou a modernidade é a tradição de ruptura. A crítica pós-moderna rejeitou o discurso da modernidade onde a filosofia da história previa um futuro em comum para toda a humanidade, tendo o Estado como uma Instituição definitiva e realizadora.
4- Deontologismo
A principal idéia do Deontologismo é a teoria de Kant. O filósofo acredita no respeito à lei moral que cria o dever. Kant afirma que a humanidade deve ser tratada como um fim, e jamais como um meio, onde o mesmo relaciona o argumento a valores morais próprios e ao próximo. Segundo Kant a razão é substancial, apreende a racionalidade dos fins e confere a ação uma racionalidade que é sempre a dos fins e a razão instrumental, que se define pela racionalidade dos meios. A filosofia de Kant é uma ética de princípios absolutos, derivados da lei moral a revelia de suas conseqüências.
5- Teologismo Ético
6- Ética Pragmatista
7- Estado Moderno e Desenvolvimento Humano
O Estado civilizado foi o ponto de partida dos Direitos Humanos que foi o apresentado na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (26/08/1789). A Constituição Francesa (1791) baseou-se na Declaração o que foi fundamental para o constitucionalismo moderno. O constitucionalismo moderno foi marcado pelo individualismo humanista, que limitou o poder do Estado, o que culminou em transformá-lo em Estado- Providência. A partir do marco os cidadãos passaram a exigir a intervenção, atuação e garantia dos seus direitos sociais e econômicos. O Estado refém da classe dos que tem bens, com a com a luta pelos direitos humanos mais organizados e experientes, teve um inversão de tendência com suporte de grupos sociais a fim de enfrentar o individualismo possessivo da classe.
8- Política da Alteridade
A política da alteridade tem m sentido moderno e outro pós-moderno. O moderno visa a identidade nacional do Estado Nação, que reconhece as “subculturas”. Na pós-modernidade houve a globalização do Mundo, onde predominam as identidades supranacionais, na qual a identidade nacional tornou-se local. A política de alteridade veio à tona com os movimentos,
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