TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estória da humanidade

Por:   •  24/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

Ao longo da história da humanidade, as pessoas sustentaram e continuam sustentando  o desejo de conhecer. Desde as mais remotas culturas, sempre houve questionamentos, dúvidas e curiosidades.

      Os Filósofos da Grécia Antiga faziam perguntas como “o que é a verdade?”; “existe a verdade?”; “o que é o conhecimento?”. Foi na tentativa de responder a essas perguntas sobre o conhecimento, que pode ser adquirido de várias formas, que surgiram o mito, e posteriormente a Filosofia.

      Tanto o mito quanto a Filosofia são formas de responder aos questionamentos humanos, pois o mito é uma explicação imaginária, fantasiosa e metafórica e só tem valor na determinada cultura em que surgiu é é veiculado. Já a Filosofia implica em conhecimento racional, possuindo, portanto, sistematização, lógica e argumentos que levam a uma reflexão profunda sobre o real.

       O Mito foi a primeira tentativa de manifestação de conhecimento da humanidade, pois tenta explicar a origem desta, assim como de tudo que a cerca.

       Cito também a religião, que é outra tentativa de conhecimento, pois possui sistematização e organização, dentro daquilo que se propõe. A religião traz por meio de seus livros sagrados, uma explicação para o surgimento do mundo e dos seres humanos, como é o caso da Bíblia.

       O mito limita-se as barreiras culturais; a religião vai além dessas barreiras, mas, só tem valor para seus adeptos, que obedecem as normas de condutas e seguem seus determinados costumes. Por meio de uma crença única, os fiéis participam de rituais e obedecem a códigos determinados por ela.

       A ciência, por meio de seus métodos investigativos, tem uma forma totalmente diferente do mito e da religião, pois é racional e metodológica, possuindo determinado objeto de estudo, aonde que por meio de pesquisa, método e hipótese, chega a determinada teoria, que dá validade ao resultado de sua pesquisa.

      Vemos que também por meio da arte, o homem também tenta explicar o mundo e a sua realidade, tornando-se assim uma forma de conhecimento.

       A Filosofia foi à primeira forma racional de tentar explicar a realidade, pois ela tem a preocupação de provar o valor de seus fundamentos por meio da reflexão crítica. Qualquer ser humano pode se utilizar dela. Apesar de várias correntes filosóficas, a Filosofia possui originalidade, tendo argumentos válidos que dão credibilidade a sua forma de conhecimento.

        Para os racionalistas, a experiência sensorial é passível de diversos erros, além de provocar imensa desordem acerca da realidade. René Descartes, que por não concordar com as ilusões dos sentidos, acreditava que o conhecimento ocorre pela via da razão. Por meio de seu método da dúvida, questionava tudo, mas descobriu que o pensamento não é passível de dúvidas. Em sua famosa frase “penso, logo existo”, enfatiza o ato de pensar como inquestionável.

       Descartes distingue dois tipos de ideias, as claras, que já se encontram no espírito, e as confusas e duvidosas. Para esse filósofo, as ideias claras são as ideias inatas, que fundamentam a ciência, pois não contém erros e nos foram dadas por Deus. A infinitude e a perfeição de Deus é encontrada dentro das ideias inatas de descartes. Deus, para ele, existe, é perfeito, e é o criador do mundo exterior e sensível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com