Estudo Dirigido de Filosofia
Por: Edilson Alves • 11/11/2018 • Projeto de pesquisa • 1.001 Palavras (5 Páginas) • 306 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA CIÊNCIA E MET. CIENTIFICA
CURSO: AGRONOMIA
TURMA: 2018.1 – T02
DATA: 19/09/18
DOCENTE: MAGDA CRISTINA DE SOUSA
ESTUDO DIRIGIDO
DISCENTE:
DRAUZIO ARAUJO GADELHA OLIVEIRA
EDILSON ALVES DE OLIVEIRA JUNIOR
LARISSA RAQUEL FAGUNDES COSTA BEZERRA
MARIO JONAS VERAS COSTA
MOSSORÓ-RN
2018
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFA. DRA. MAGDA CRISTINA DE SOUSA
ESTUDO DIRIGIDO 13-09-2018
RÚDIO, Franz Victor. Pesquisa descritiva e pesquisa experimental. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Rio de Janeiro: Vozes, 1992. p. 55-69
1. Estabeleça a diferença entre pesquisa descritiva e pesquisa experimental.
R: A principal diferença entre essas pesquisas é que a pesquisa descritiva trabalha fundamentalmente em conhecer e interpretar a realidade sem nela interferir para modificá-la. Por outro lado, a pesquisa experimental atua na construção do conhecimento através de interferir o meio para modifica-lo, a fim de observar os efeitos causados, sabendo que a pesquisa experimental atua obrigatoriamente em conjunto com a experimentação.
1.2 Defina o termo variável.
R: A variável é um termo utilizado para caracteriza os elementos da pesquisa, fatores no qual serão analisados para estudo dos resultados. Em virtude disso, dependendo da pesquisa essas variáveis podem mudar, sabendo disso as variáveis são como: tamanho, peso, cor, estrutura, etc. Em suma, é um componente de fundamental importância para a pesquisa cientifica.
1.3 No texto como a variável é imaginada numa “unidade de observação”?
R: Se refere a uma unidade, um conjunto ou algo que se relaciona a uma pesquisa a ser feita. No qual essa unidade será submetida a variáveis para analisa-la por completo, a respeito de conhecer e interpretá-la, bem como pode ser possível realizar o experimento também, a fim de fortalecer o conhecimento obtido. Para se compreender o sentido que recebe na pesquisa, imaginemos uma unidade de observação, p. ex., os alunos de uma determinada classe de um Colégio. Para caracterizá-los, podemos fazer apelo a certas propriedades que possuem: idade, sexo, etc. À idade, entre eles, pode variar (p. ex. 18, 19, 20 anos, etc.) como também o sexo (masculino e feminino). Chamamos, então, de “variável” a estas pro-propriedades que os indivíduos possuem para caracterizá-los e que podem tomar diferentes valores.
1.4 Dentre os modos que podem ser classificadas as variáveis, quais as mais relevantes para pesquisa? Explique.
R: O mais importante é classifica-la como independentes ou dependentes, tendo em vista a relação que existe entre elas. Desse modo, a variável dependente é um componente que depende de outra, tornando-a subordinada a variável independente, sabendo que entra elas podem existir um efeito sobre a relação entre as referidas, sendo fruto da variável intermediaria.
1.5 De acordo com o texto estabeleça a distinção entre pesquisa descritiva e pesquisa experimental.
R:A pesquisa descritiva está interessada em descrever o fenômeno com fito de classificá-los, conhecer sua natureza e interpretá-los, sem que haja interferência para modifica-los. Por outro lado, a pesquisa experimental busca as causas dos fenômenos, no qual esse conhecimento é obtido através da intervenção proporcionando modificação, necessariamente por meio de experimentos.
1.6 Quais as formas que a pesquisa descritiva pode aparecer?
R: Existe diversas formas de expressão da pesquisa descritiva, sendo a primeira a pesquisa de opinião, cujo foca primordialmente em saber que atitudes, pontos de vista e preferências têm as pessoas a respeito de algum assunto, com intuito geralmente de se tomar decisões sobre o mesmo. Mas também, é notório a pesquisa de atitude, no qual a tem o objetivo de identificar falhas ou erros, descrever procedimentos, descobrir tendências, reconhecer interesses, valores, entre outros. Por outro lado, a pesquisa de motivação busca as razões inconscientes e desejos, como por exemplo o ato de ter preferencias para consumir determinado produto, entre outros.
...