Estudo Dirigido de Filosofia Antiga
Por: Fábio Costa • 9/8/2016 • Trabalho acadêmico • 711 Palavras (3 Páginas) • 541 Visualizações
HISTÓRIA DA FILOSOFIA I
ESTUDO DIRIGIDO
TEXTO: O UNIVERSO ESPIRITUAL DA POLIS (VERNANT)
01. Como Vernant destaca a relevância da palavra (peithó) no sistema da polis.
Vernant destaca a palavra como intrumento político por excelencência. É a palavra o encontro das contradições, a argumentação, o debate. Peithó, a persuasão, torna-se a chave da autoridade no Estado, meio de comomando e domínio. Assim aquele que melhor persuade, apresentando melhores argumentos, vence.
02. Identifique a relação estreita entre a política e o logos destacado por Vernant.
"A arte política é essencialmente esse exercício da linguagem. O logos, na sua origem, toma consciência de si mesmo, de suas regras, de sua eficácia, através de sua função política" — diz Vernant (p. 35). Polis, de fato, começa a existir desde o momento em que o público opõe-se ao privado e a certos processos secretos que passam a ser praticados abertamente. Em benefício de todos, passou-se a observar condutas, processos e conhecimentos de níveis como basileus e das genes. A escrita ganha quase o mesmo valor da palavra falada o que permite no plano intelectual uma intensa divulgação da vida social da polis. Anaximandro e Ferecides, por exemplo, tornaram públicos seus saberes por meio de livros. As sabedorias ao serem escritas e divulgadas deixam de ser segredos, passando a ser verdades conhecidas, ainda que não sejam acessíveis a todos. Outro fator relevante é que quando escritas as leis da cidade elas passam a ser conhecidas e aplicadas a todos da mesma forma.
03. Em que sentido a filosofia, ao nascer, se encontrará em uma posição ambígua segundo Vernant.
Conforme Vernant explica, quando o saber tornar-se público por meio da escrita, torna-se um direito acessível a todos. Não se trata mais de um segredo religioso ou de seitas reservados a apenas alguns eleitos. Mas ainda permanecem em alguns domínios, práticas secretas que operam por vias misteriosas, como a utilização de santuários e oráculos como práticas de governo. Paradoxalmente quando o sábio transmite à cidade verdades, leva para a praça pública um saber que ao mesmo tempo é inacessível a todos. É nessa ambiguidade que a filosofia nasce, com seus métodos e inspirações: Ora estará no debate contraditório da Ágora, na vida pública, revelando-se como preparação para o exercício do poder na cidade; estando disponível a cada cidadão, através do movimentos sofista, com aulas pagas. Ora se organizará secretamente como as seitas em confrarias fechadas, privando a sabedoria e buscando a salvação na contemplação.
04. Destaque os três aspectos que caracterizam o universo espiritual da polis explicando apenas o terceiro.
TEXTO: COMOGONIA E MITOS DE SOBERANIA
01. No presente texto destaque, no que se refere as origens da filosofia, qual a interpretação de Burnet e Conford para a referida questão bem como a própria concepção de Vernant.
Segundo o autor o nascimento da razão na Grécia se dar no início do século VI (na Mileto jônica), marcando assim o declínio do pensamento mítico e ascensão
...