Estudo dirigido
Por: Nathália Suellen Silva Cardoso • 1/10/2015 • Artigo • 892 Palavras (4 Páginas) • 334 Visualizações
FACULDADE NATALENSE DE ENSINO E CULTURA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
Francisco Olinto
Dimas Ferreira
TURMA 4ºA
Estudo Dirigido de Fisiologia
Prof(o) mestre: Jeferson Tafarel
Disciplina: Fisiologia
NATAL
2015
Parte 1: Alongamento
Está representa graficamente o efeito de uma sessão com três séries de alongamentos, os quais são: estático, dinâmico e facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP). Analise os resultados e compare com o que a literatura diz a respeito.
De acordo com os dados dispostos no gráfico o alongamento Estático respondeu melhor ao protocolo do alongamento do que os outros 2 tipos de alongamento iniciando com 80% de amplitude chegando a, mas de 100% de sua capacidade seguido pelo alongamento FNP com uma amplitude inicial de 80% chegando a 100% de sua capacidade, seguido pelo alongamento dinâmico com uma amplitude inicial de, mas de 90% e finalizando o procedimento em menos de 100% de sua capacidade.
De acordo com o artigo Efeito agudo do alongamento estático e facilitação neuromuscular proprioceptiva sobre o desempenho do número de repetições máximas em uma sessão de treino de força. Os alongamentos estáticos e FNP sobre o desempenho do número de repetições máximas em uma STF para membros inferiores, mostram uma diminuição do número de RM para todos os exercícios, porém, estatisticamente tais diminuições só foram evidenciadas para os exercícios com a somatória dos números de RM das três séries dos 4 exercícios para membros inferiores da sessão de treino de força, o número de RM total apresentou uma diminuição significativa para ambos os protocolos de alongamento (EP e FNP) quando comparados. Após uma revisão sobre a literatura pertinente, observou-se a falta de estudos que avaliassem os efeitos destes métodos de alongamentos (estático passivo e FNP) em uma mesma sessão de treino de força. Durante leituras de artigos para realizar este estudo alguns artigos defendia o alongamento dinâmico antes das praticas esportivas, mas nenhum defendia os alongamentos estáticos e FNP antes das praticas esportivas.
Parte 2: Tensão/Desconforto
Com base nos resultados expostos abaixo, analise a influência da intensidade e volume de treino na dor muscular de início tardio (DMIT).
1º Protocolo 1 De acordo com o gráfico esta caracterizando um treino anaeróbico lático por consumir total mente nossa primeira fonte de energia a ATPcp. Obrigando assim a consumir outra fonte de energia o lipídeo, que e necessário o uso do oxigênio para sua metabolização, gerando assim o lactato um tipo de lixo metabólico que fica na corrente sanguínea provocando dor aguda e desconforto muscular. Neste protocolo 1 foi realizado em uma única serie de 15x75% da sua carga um treino curto com intensidade alta deixando tempo o suficiente para que o organismo possa reutilizar o lactato como fonte de energia.
2º Protocolo 2 De acordo com o gráfico caracteriza um treino aeróbio apresentando series de três de 15x50% da cagar sendo um treino mas longo e menos intenso porem aumentando a produção de lactato influenciando diretamente no aumento da dor crônica e na sensação de desconforto por não deixa tempo o suficiente para recuperação do musculo entre uma serie é outra consumindo totalmente a ATPcp nós obrigando a consumir outras fontes de energia como por exemplo o lipídio que para sua metabolização precisa do oxigênio gerando assim o lactato considerado um tipo de lixo metabólico que dificulta a recuperação musculo a dor e o desconforto muscular.
...