Etica Do Advogado
Trabalho Universitário: Etica Do Advogado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: focada • 21/5/2014 • 566 Palavras (3 Páginas) • 412 Visualizações
` Ética do Advogado
A palavra “Ética” vem do grego ethos, que significa etimologicamente, caráter, conduta estando mais ligadas à consciência individual, não esquecendo que todas as atitudes pessoais se refletirão na coletividade buscando distinguir o bem do mal,
Resumindo a Ética, observa o comportamento humano, e aponta seus erros e desvios; formula os princípios básicos a que deve subordinar-se a conduta do homem; a par de valores genéricos e estáveis, a Ética é ajustável a cada época e circunstância.
Assim diante da situação no mundo atual, verifica-se que há um desvirtuamento da conduta humana, refletindo na violência, no egoísmo e na diferença pelo outro, assentando-se na perda de valores morais, o que torna imprescindível a abordagem da Ética.
Sendo assim para uma convivência harmônica do indivíduo em sociedade, é preciso que haja uma reformulação dos conceitos norteadores do comportamento humano, que através da Ética, o homem usa sua consciência para apoiar e direcionar suas ações, almejando o fortalecimento de uma sociedade mais justa.
É muito importante ressaltar a importânciaÉtica para o operador de direito (advogado), desde a entrada na faculdade até a sua inserção no mercado de trabalho, tratando especificamente do advogado promotor e do juiz.
É fundamental para o advogado, ser um profissional competente e ético, espelhando-se nos melhores exemplos de conduta profissional e empenhar-se para enriquecer seus conhecimentos jurídicos, preocupando – se sempre em discernir o que é moralmente certo do que é eticamente reprovável.
Os deveres do advogado estão estabelecidos no Código de Ética e Disciplina, estabelecidos por um ato administrativo de Conselho Federal da OAB, norteado por princípios formadores da consciência profissional do advogado e que representam imperativos de sua conduta, pois em todo universo profissional, em seus diversos gêneros, nos deparamos com profissionais dignos de devido respeito, por agirem com a devida índole e dignidade, como também com aqueles que percorrem os caminhos da desonra. Por conta deste tipo de profissional, é que cada instituição viu-se obrigada a criar um Código de Ética, devendo este ser obedecido na risca, sob a pena de sanções.
Assim podemos dizer que a Ética é uma das maiores armas do advogado, pois protege e guia no caminho da dignidade profissional, ficando cristalizado o sentimento ético como algo indissociável do exercício do Direito, a ponto deste não ser entendido apenas como o simples dever de respeitar o Código, mas sim como uma imposição da consciência e do novo padrão inteligível e evolutivo da sociedade, que faz da advocacia uma das mais respeitadas profissões.
Ética e o Direito caminham, ou pelo menos, devem caminhar juntos sempre na tentativa de encontrar a harmonia e a pacificação sociais, e assim os profissionais do Direito, agindo segundo preceitos éticos e pautando a sua vida pessoal de forma coerente com a sua vida profissional, participará ativamente da construção de uma sociedade mais democrática.
É patente que profissão de advogado representa um múnus social, isto é, esse profissional do Direito tem um elevado grau de compromisso para com a sociedade, formando alicerces essenciais para a construção de uma carreira promissora, tomando-se como base uma formação
...