Etica Geral - Apostila São Braz
Por: Willian Gonçalves • 22/11/2016 • Artigo • 1.924 Palavras (8 Páginas) • 585 Visualizações
Curso: Administração e Finanças Disciplina: Ética Geral e Profissional Apresentação[pic 1]
A palavra “ética” está na moda. Com ela cobramos os políticos, fazemos propaganda de nossas empresas e discursamos sobre a preservação do meio ambiente. Também a buscamos em nossos relacionamentos pessoais e na educação que recebemos e damos aos nossos filhos. Mas o que significa ética? Para que ela serve? Onde deve ser aplicada? E por quê?
[pic 2]
Aula 01 – Conceito de Ética[pic 3]
- ÉTICA
Ética é a nomenclatura dada ao ramo da filosofia que se dedica aos assuntos ligados à moral. A palavra ética é de origem grega derivada do ethiké, que remete a costume ou modo de ser (aquilo que pertence ao caráter).
Pluralidade de “éticas” (de trabalho, científica, cristã, na política, etc.), no sentido menos filosófico compreende-se este conceito como condutas aplicadas em nosso dia a dia ou comportamentos profissionais como de um médico, jornalista, advogado, empresário, um político e até mesmo um professor. Para estes casos, é comum ouvir expressões como: ética médica, ética jornalística, ética empresarial e ética pública.
A ética pode ser confundida com lei, certo que a lei possua como base princípios éticos; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.
A ética possui grande abrangência, podendo ser aplicada à vertente profissional (códigos de ética profissional, que indicam como um indivíduo deve se portar-se no âmbito profissional) e da cidadania (sua aplicabilidade constituindo a base da sociedade).
ÉTICA E MORAL
Ética e moral possuem particularidades em sua relação, e diferentes vertentes; a moral se fundamenta na obediência à normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos, já a ética fundamenta-se no modo de viver (e pelo pensamento humano).
Filosoficamente a ética não se resume à moral, mesmo sendo compreendida por alguns como costume (ou hábito), pois é fundamentada na teórica e visa encontrar o melhor modo de viver (estilo de vida). A ética abrange diversos campos, como antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, dentre outros.
Entre os estudiosos da filosofia, costuma-se fazer uma distinção entre ética e moral, afirmando que a primeira estuda os motivos para se desejar, por exemplo, a virtude, a justiça e a felicidade, bem como os meios para alcançá-las, enquanto a moral corresponde às próprias regras sociais e a sua construção.
ÉTICA E LÓGICA
A lógica, quando algo faz sentido é o uso de uma razão contextualizada (quando o indivíduo se faz compreender). A lógica fundamenta-se na regra lógica, que é regra da não contradição por meio da linguagem. Suas manifestações são em figuras de linguagem ilógicas (por exemplo, estar e não estar num determinado lugar), já que na lógica não importa o que está sendo dito, mas como aquilo está sendo compreendido (a linguagem é a forma e não o conteúdo).
No entanto, ficar preso incondicionalmente à lógica pode prejudicar o pensamento (por exemplo, num relacionamento amoroso, numa amizade, na relação entre pais e filhos). É fundamental que haja ciencia sobre a inexistência de uma única certeza.
Segundo Breton (2003), é possível afirmar que existe uma íntima ligação entre lógica e ética. Já, outros meios apelam mais para a razão. Trata-se, por exemplo, da demonstração, concebida aqui como um conjunto de meios que permitem transformar uma afirmação ou um enunciado em um “fato estabelecido”, a menos que se oponha a ele outro enunciado, mais bem demonstrado.
Existem diferentes maneiras de convencer, como no esquema seguinte:[pic 4][pic 5]
FILÓSOFOS E VERTENTES ETICISTAS
- SÓCRATES
Sócrates (469 a.C. a 399 a.C.) nasceu em Atenas, e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga, fundador da filosofia ocidental. Foi influenciado por outro filósofo grego (Anaxágoras). Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria[pic 6]
era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano. A ética socrática reside no conhecimento e em vislumbrar na felicidade o fim da ação. Essa ética tem por objetivo preparar o homem para conhecer-se, tendo em vista que o conhecimento é a base do agir ético. Segundo Sócrates as ideias em ordem e coesas garantem a existência e manutenção do corpo social (ética do respeito às leis e diz respeito à coletividade), a concepção de ética proposta por ele chama atenção para a adoção de uma postura equilibrada entre razão e tolerância.
ARISTÓTELES
Aristóteles (384 a.C. a 322 a.C.) nasceu na cidade antiga de Estágira, e morreu e seus pensamentos filosóficos e ideias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico; admiração ou espanto em relação ao mundo por meio da experiência e/ou ciência (estar ciente), assim, não existe[pic 7]
separação entre verdade e aparência (sem diferenciar uma da outra). Suas obras influenciaram a teologia medieval da cristandade. Para Aristóteles, a paixão faz parte da natureza humana, tornando a sua separação impossível.
VOLTAIRE
Voltaire (1694–1778) era o pseudônimo (apelido) de François-Marie Arouet, nasceu em Paris, um dos principais ensaístas, escritor e filósofo iluminista francês. Para Voltaire existia a necessidade de equilibrar a razão e tolerância, preferindo a cultura elucidativa e a razão. Segundo Voltaire “uma discussão prolongada significa que ambas as partes estão erradas”, disponibilizando[pic 8]
uma alternativa para a prevenção e tratamento do tédio, do vício e da necessidade: o “trabalho”, como uma resposta para uma sociedade onde se deseja que prevaleçam os valores morais e éticos.
...