Exercicio De Filosofia Do Direito
Casos: Exercicio De Filosofia Do Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RPP2 • 12/9/2014 • 559 Palavras (3 Páginas) • 531 Visualizações
FILOSOFIA GERAL E DO DIREITO
Apostila 1 – CONCEITOS BÁSICOS.
Questionário 1 – O que é conhecer e quais são os níveis do conhecimento humano?
Resposta – É o processo de buscas e questionamentos, processo que resulta na internalização pela mente, das realidades existentes no mundo real. (objetos e relações)
- Conhecimento Empírico (Vulgar, Popular);
NÍVEIS DE CONHECIMENTO - Conhecimento Científico;
- Conhecimento Filosófico
Questionário 2 – Se muitos dados do conhecimento popular tem contéudo verdadeiro, porque não são considerados científicos?
Resposta – O conhecimento popular decorre do bom senso, tem uma explicação empírica, este baseado apenas na vivência espontânea de cada um e refletem o que os sentidos percebem de imediato sobre os fenômenos aparentes e, sem ter uma sistematização, desconhece as causas verdadeira de suas constatações.
Questionário 3 – A Mitologia e a Teologia têm muitas conclusões idênticas às da filosofia. Qual a diferença?
Resposta – A mitologia é um saber popular, que constitui o patrimônio cultural dos povos primitivos formando o conhecimento mítico.
Por sua a vez, a teologia desenvolve formas sistemáticas de conhecimento, no entanto suas respostas estão fundadas no campo da fé e nos sentidos de cada um, não havendo respostas no campo da razão, formando o conhecimento teológico.
Já a Filosofia dedica-se ao conhecimento de maneira permanente do bem e da verdade atraz de um conhecimento universal, buscando as últimas causas explicativas das coisas usando apenas a razão.
Questionário 4 – Em que diferem o conhecimento científico e o filosófico?
Resposta – Enquanto o conhecimento científico é composto por várias ciências fundamentadas em pesquisas e experimentações metódicas, estabelecendo relações de causa/efeito, gerando as conhecidas leis científicas.
O conhecimento filosófico é a busca sobre todas as causas remotas, as finalidades últimas dos seres, com o exercicio predominante da razão sem a preocupação com o emprego utilitário e/ou pratico.
Questionário 5 – Como se justifica que o direito seja considerado como ciência humana/social e não como ciência positiva, experimental, embora seu fundamento sejam as leis positivas (escritas)?
Resposta – Três constatações justificam:
1) As leis como resultado de interesses de classes ou categorias são um produto humano;
2) A aplicação e a interpretação das leis é exercida e praticada por pessoas humanas e,
3) Todo o julgamento visa ações também de pessoas humanas.
FILOSOFIA GERAL E DO DIREITO
Questionário 6 – Por que uma filosofia do Direito?
Resposta – Como a finalidade do Direito é a realização da justiça, a filosofia do Direito visa questionar as condições em que a concretização da justiça é possivel. É a filosofia
...