Existencialismo
Pesquisas Acadêmicas: Existencialismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 0802 • 20/8/2013 • 538 Palavras (3 Páginas) • 668 Visualizações
Existencialismo: Liberdade, Angústia, Morte/ Vida
O Existencialismo entrou para a história da filosofia como uma crítica a tradição racionalista e idealista. Ocupam-se do homem enquanto existência humana única. Por isso, valoriza o homem inserido em um contexto histórico-social como ser existente.
Por causa da diversidade de posições associadas ao existencialismo, alguns termos são impossíveis de serem definidos com precisão. Porém, podemos cita-los alguns: a angústia na existência individual, a liberdade, a responsabilidade, entre outros.
Existem duas escolas existencialistas, os cristão e o ateus. Os cristãos acreditam na existência de Deus, identificando-o como criador. Acreditam que Deus produz o homem segundo determinadas técnicas e em função de determinada concepção. O existencialismo ateu, tendo Jean Paul Sartre como representante, não acreditam na existência de Deus. Existe apenas um único ser que pode ser definido antes que qualquer conceito, o homem. Porém ambos afirma que a existência precede a essência.
Essa pesquisa nos traz o significado do Existencialismo, alguns filósofos, tendo Sartre como maior representante, termos associados ao existencialismo e uma breve análise da importância do existencialismo mo mundo de hoje.
A América aprendeu o termo Existencialismo depois da II Guerra. O termo foi criado por Jean-Paul Sartre para descrever suas próprias filosofias. Até 1950, o termo era aplicado a várias escolas divergentes de pensamento.
Apesar das variações filosóficas, religiosas e ideologias políticas, os conceitos do Existencialismo são simples:
A espécie humana tem livre arbítrio;
A vida é uma série de escolhas, criando stress;
Poucas decisões não têm nenhuma conseqüência negativa;
Algumas coisas são absurdas ou irracionais, sem explicação;
Se você toma uma decisão, deve levá-la até o fim.
Além dessa curta lista de conceitos, o termo Existencialismo é aplicado amplamente. Até esses conceitos não são universais dentro das obras existencialistas.
O Existencialismo entrou na história como uma reação ao racionalismo. Contra os sistemas rígidos, os existencialistas apregoam a realidade do subjetivo e a inapagável singularidade da existência humana.
É comum afirmar-se que existencialista seja a corrente filosófica que afirma vir antes a existência do que a essência. Por isso o Existencialismo valoriza o homem inserido em seu contexto histórico-social como ser existente.
Foi Sören Kierkegaard (1813-1855) - principal fonte inspiradora do Existencialismo - , que iniciou a crítica ao racionalismo , principalmente em sua forma idealista hegeliana. Inicialmente admirador do sistema hegeliano, Kierkegaard não tardou a tornar-se seu decidido adversário, acusando-o de escoar a existência através do crivo da dialética. A sua obra original e atormentada sublinha a impotência da razão humana, amiga das essências, mas incapaz de apreender a vida que lhe escapa, por causa das perpétuas contradições. Da falência da razão conclui pela necessidade
...